eleições 2008

 

 
17 de maio de 2024
 

Municípios de SC | 02/08/2008 | 19h20min

O quadro para prefeito em Blumenau

Levantamento revela polarização na primeira eleição com possibilidade de segundo turno

A dois meses da eleição que escolherá o próximo prefeito de Blumenau, pesquisa de intenção de voto encomendada pelo Jornal de Santa Catarina ao Instituto Mapa mostra que, se a eleição fosse hoje, a disputa pela prefeitura seria equilibrada.

A pesquisa foi feita entre segunda e quarta-feira. Foram entrevistadas 805 pessoas em 36 bairros da cidade. Para o primeiro turno, o Mapa fez uma pesquisa estimulada — quando os nomes dos concorrentes são apresentados ao entrevistado — e uma espontânea — sem a apresentação de nomes.

Na estimulada, Décio Lima (PT) tem 36,3% das intenções de voto, e João Paulo Kleinübing (DEM), 32,9%. Considerando a margem de erro da pesquisa, que é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, a disputa está tecnicamente empatada.

A diferença do segundo para o terceiro colocado mostra uma polarização da disputa. Ivan Naatz (PV) está a exatos 30 pontos percentuais de Kleinübing, seguido de Dari Diehl (PSOL) e José Ouriques (PTC), que não atingem 1% das intenções de voto. Votos brancos e nulos somaram 9,8%. Eleitores indecisos ou que não responderam representam 17,5%.

Na intenção de voto espontânea, Kleinübing lidera, com 18% das intenções, seguido de Décio, com 15,7%. A diferença entre os dois está dentro da margem de erro. Os demais candidatos não superam 1% cada.

Na consulta espontânea, o índice de indecisos ou que não quiseram responder é ainda maior: 57,5%.

Avaliação do índice de rejeição dos candidatos

Os dois candidatos melhor posicionados foram incluídos em uma simulação de segundo turno — situação inédita em Blumenau, que pela primeira vez superou a marca de 200 mil eleitores. Considerando a possibilidade, há novo empate técnico (levando-se em conta a margem de erro). Décio aparece com 37,8% das intenções de voto, 2,4 pontos percentuais a mais do que Kleinübing.

Também foi avaliado o índice de rejeição dos cinco candidatos. Kleinübing e Décio — que já ocuparam a cadeira de prefeito — têm praticamente o mesmo índice de rejeição: 13% e 12,8%, respectivamente. Ouriques teve 7,1%, Naatz, 6,5%, e Diehl, 4,3%.

Ficha técnica
Amostra: 805 entrevistas
Coleta de dados: 28 a 30 de julho de 2008
Margem de erro: 3,5 pontos percentuais
Índice de confiabilidade: 95%
Realização: Instituto Mapa
Contratante: Grupo RBS - Jornal de Santa Catarina
Registro no TRE: 73903/2008 - 3ª Zona Eleitoral de Blumenau

 

JORNAL DE SANTA CATARINA

 

Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

Confira no eleicoes2008.com.br outras notícias relacionadas com esta matéria

Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.