eleições 2008

 

 
25 de abril de 2024
 

Eleições 2008 | 07/07/2008 | 01h46min

Candidatos à prefeitura de Porto Alegre realizam primeiro debate

No último bloco, concorrentes tiveram um minuto para considerações finais

Sete dos nove candidatos à prefeitura de Porto Alegre nas Eleições 2008 se reuniram na noite deste domingo para participar do primeiro debate do ano promovido pela TVCOM e pela Rádio Gaúcha. O encontro, que teve mediação de Lasier Martins e se realizou no ocorreu no Teatro da Amrigs, começou às 22h30 e teve 2h50 de duração. Estiveram presentes apenas os candidatos de partidos com representação na Câmara dos Deputados: José Fogaça (PMDB), Luciana Genro (PSOL), Manuela DÁvila (PC do B), Maria do Rosário (PT), Nelson Marchezan Júnior (PSDB), Onyx Lorenzoni (DEM) e Paulo Rogowski (PHS).


O debate teve cinco blocos e quatro intervalos. Neles, os candidatos tiveram 30 segundos para fazer a pergunta, um minuto e 30 segundos para a resposta, um minuto para a réplica e um minuto para a tréplica. A platéia foi composta por cerca de 400 pessoas, sendo 50 representantes de cada partido e cem de convidados do Grupo RBS. As perguntas foram feitas por sorteio e também elaboradas pelos próprios postulantes.


No primeiro bloco, os candidatos puderam questionar uns aos outros sob temas livres. Nele, houve três pedidos de direito de resposta concedidos aos candidatos José Fogaça, Luciana Genro e Maria do Rosário.


No segundo bloco, os candidatos fizeram perguntas entre si seguindo temas sorteados ao vivo. No terceiro bloco, os postulantes voltaram questionarem-se entre si com temas livres. Entre os assuntos debatidos estiveram educação, segurança pública, desenvolvimento econômico, entre outros.


No quarto bloco, os candidatos voltaram a debater sobre temas sorteados ao vivo. Entre os principais tópicos questionados estiveram segurança público, aumento de salários para deputados e governadores, transporte público.


No quinto e último bloco, cada candidato teve um minuto para fazer as considerações finais.


José Fogaça (PMDB) disse que seu governo possui um número representativo de partidos que tem voz e vez e ajudam a formular as decisões do Executivo dando solidez à administração.


Onyx Lorenzoni (DEM) destacou o apoio do seu companheiro de chapa, Mano Changes (PP) e do PSC, dizendo que pretende focar seu trabalho na juventude, nas famílias e no atendimento em saúde.


Nelson Marchezan Jr. (PSDB) afirmou que pretende fazer um governo com ambição em resultados que a população merece e precisa, focando na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.


Manuela D’Ávila (PCdoB) expôs que a prefeitura precisa dialogar para garantir que as vagas nas creches, nas escolas e oferta de qualificação profissional para a juventude.


Luciana Genro (PSOL) afirmou que possui um programa de governo para a cidade diferente dos que já foram implementados no município não foram cumpridos.


Paulo Rogowski (PHS) disse que os problemas da cidade são conhecidos por todos os candidatos, mas que suas propostas são novas e estão baseadas em seu trabalho ligado a políticas sociais na cidade.


Maria do Rosário (PT) afirmou ter orgulho dos 16 anos que seu partido governou o município e disse que possui um programa de desenvolvimento econômico aliado a políticas sociais.


 

CLICRBS

 

Comentários

jose nelson leal

Denuncie este comentário31/07/2008 23:14

Band. Ao Fogaça Como pode 10 bairros com mais de 200mil pessoas terem sua unica via de acesso Av.AJ.Renner intransitavel de tanto buraco e que já causou diversos assidentes. Rosário fala com o povo! que mico sobre desarmamento. Luciana


Janete

Denuncie este comentário15/07/2008 13:22

Confio 100% na candidata Maria do Rosário, tem todos os pré-requisitos para ser uma excelente prefeita.

Jefferson Botega, Zero Hora / 

Candidatos participaram de debate com duração de 2h50min

Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

Confira no eleicoes2008.com.br outras notícias relacionadas com esta matéria

Saiba Mais

Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.