eleições 2008

 

 
18 de maio de 2024
 

| 23/06/2008 | 03h21min

IBGE se prepara para censo de 2010

Daqui a dois anos, 58 milhões de residências brasileiras serão visitadas pelos recenseadores

O mais completo levantamento sobre a população brasileira começou a ser planejado. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está preparando o censo demográfico de 2010 com a promessa de fazer um concurso para contratar 230 mil pessoas.

Daqui a dois anos, 58 milhões de residências brasileiras serão visitadas pelos recenseadores, e seus moradores irão responder perguntas como quantos eletrodomésticos há na casa ou quantos filhos o entrevistado tem. Para realizar o novo censo, o IBGE prevê que será gasto cerca de R$ 1,4 bilhão. As principais despesas serão com a compra de 200 mil computadores e com a contratação de agentes, por meio de um processo seletivo público em 5.564 municípios do país, com remuneração estimada em R$ 600.

— Os maiores objetivos desse censo são visitar e conhecer as características dos domicílios e conhecer a população — afirmou o presidente do IBGE, Eduardo Ribeiro Nunes.

Governo fará levantamento sobre produção alimentar

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, anunciou que o IBGE pretende realizar um censo a cada ano ou a cada dois anos, no máximo.

— O IBGE está fazendo atualização tecnológica e, em vez de realizar um grande censo a cada 10 anos, fará um censo a cada ano ou a cada dois anos — explicou.

Bernardo disse que o censo agropecuário realizado no ano passado ajudará a contornar a crise de alimentos vivida neste ano. O censo foi realizado em 5,3 milhões de propriedades rurais e pode ajudar na melhoria da produção. As equipes do IBGE fizeram a marcação da produção por meio de GPS — sistema de localização por satélite — , e os primeiros resultados sairão até o final do ano.

— O resultado será precioso para subsidiar o que temos de fazer e redirecionar o que já está em andamento — disse Bernardo.

 

ZERO HORA

 

Comente esta matéria

Mais Notícias

Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.