eleições 2008

 

 
28 de março de 2024
 

Eleições 2008 | 17/06/2008 | 20h05min

TSE inclui foto do candidato a vice-prefeito na urna eletrônica

Eleitor poderá ver foto do prefeito e do vice quando digitar o número dos candidatos

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu nesta terça-feira uma alteração nas informações que serão exibidas pelas urnas eletrônicas nas eleições de 2008. A partir de agora, na tela da urna o eleitor poderá ver também a foto do vice-prefeito. A intenção do Tribunal é informar melhor o eleitor sobre os candidatos em que ele vota.


A mudança foi proposta pelo presidente do Tribunal, ministro Carlos Ayres Britto na primeira entrevista coletiva concedida após a sua posse, no dia último dia 06 de maio. Para o presidente do Tribunal, a inclusão de mais dados na tela atende ao direito dos eleitores de serem melhor informados.


– Porque não é raro não, que os suplentes e vices assumam a titularidade do cargo e, às vezes para sempre, até o fim do mandato, não episodicamente, verdadeira sucessão. Não é chegada a hora também de identificá-lo para o eleitorado? – perguntou o ministro na ocasião.


Na sessão administrativa de hoje os ministros concordaram com a proposta de alteração apresentada pelo relator das resoluções para as eleições desse ano, ministro Ari Pargendler.


Registro


A mudança na tela da urna eletrônica cria também a necessidade de entrega da foto do candidato a vice-prefeito no hora de registrar a candidatura. A partir de agora, os candidatos, partidos e coligações que fizerem o registro de candidatura devem incluir além da foto do candidato a prefeito, a fotografia do vice que integra a chapa.


Os candidatos que já se registraram devem ficar atentos à alteração na regra e procurar a Justiça Eleitoral para incluir a foto de seus vices no registro.


 

 

Comentários

Henrique Lacerda Nieddermeyer

Denuncie este comentário20/06/2008 13:33

Somente a foto do candidato na urna eletrônica não é suficiente para esclarecer o eleitor. Devido à enorme quantidade de candidatos seria interessante constar um curriculum mínimo, certidões negativas em todas as instâncias, denúncias, empresas onde já trabalhou, 03 últimos empregos, motivos de demissões, enfim, uma ficha completa. Nós, brasileiros comuns, para conseguirmos um emprego passamos por um imenso processo seletivo e o mesmo deveria ocorrer com nossos homens públicos.

TSE  / 

Presidente do TSE apresenta novo layout da tela da urna eletrônica.

Comente esta matéria

Mais Notícias

Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.