eleições 2008

 

 
25 de abril de 2024
 

Eleições 2008 | 17/06/2008 | 19h04min

'Folha' e Marta dizem que vão recorrer de multa por propaganda antecipada

Punição ocorreu depois da publicação de entrevistas com a pré-candidata

A ex-ministra Marta Suplicy, pré-candidata do PT à prefeitura de São Paulo, e o jornal "Folha de S.Paulo" informaram na tarde desta terça que vão recorrer da decisão do juiz Francisco Shintate, que multou ambos por propaganda eleitoral antecipada.


A Editora Abril, que edita a revista "Veja" também foi multada. As duas publicações - "Folha e "Veja" - divulgaram entrevista com a pré-candidata. Para o juiz, as entrevistas teriam "exorbitado o mero interesse jornalístico".  'Folha'


– A 'Folha' irá recorrer da decisão do juiz auxiliar Francisco Shintate pois considera que exerceu o seu direito e o seu dever de informar. A 'Folha' praticou jornalismo, não fez propaganda eleitoral. A decisão é um golpe no direito constitucional da liberdade de imprensa. A 'Folha' combaterá a censura embutida em toda a tentativa de ceifar o direito de livre expressão garantido pela Constituição – afirmou, por e-mail, a editora-executiva da "Folha de S.Paulo", Eleonora de Lucena.


A ex-ministra Marta Suplicy, pré-candidata do PT a prefeita de São Paulo, classificou como "equivocada" a multa que recebeu da Justiça Eleitoral e também disse que recorrerá.


– É uma multa que consideramos equivocada. A imprensa tem de informar, mas acho que os parâmetros não estão claros. Estamos recorrendo e acredito que a situação será esclarecida. E acho que nós não vamos ter de pagar uma multa que seria improcedente, de acordo com o país democrático e com o direito à informação que vivemos – disse, por intermédio da assessoria.


A Associação Nacional de Jornais (ANJ) divulgou no site da entidade nota de protesto contra a decisão do juiz. Segundo a nota, a ANJ espera que a Justiça Eleitoral reveja a decisão.


As informações são do site G1.


 

 

Comentários

Fabiana Santos

Denuncie este comentário18/06/2008 14:31

E aqui em Porto Alegre que o dinheiro público é gasto em uma campanha eleitoral camuflada! Estão pagando atores da Globo para estrelarem comercial de Vale Transporte, justo em ano eleitoral? Façam-me o favor!!

Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

Confira no eleicoes2008.com.br outras notícias relacionadas com esta matéria

Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.