eleições 2008

 

 
20 de abril de 2024
 

| 17/06/2008 | 17h19min

Lula não consegue convencer ministros a terem atuação restrita em campanhas eleitorais

Presidente deve definir regras sobre a participação dos comandados até sexta-feira

Em reunião por quase duas horas nesta terça-feira com 11 ministros e o líder do governo no Senado, senador Romero Jucá (PMDB-RR), Lula não conseguiu chegar a uma definição clara de como os membros do governo poderão ajudar a eleger aliados até outubro. O presidente deve definir as diretrizes para o envolvimento com as campanhas até sexta-feira, segundo um dos ministros que participou do encontro.

Segundo esse ministro, a maioria dos colegas quer participar de todas as campanhas municipais que forem convenientes. Lula reafirmou que não pretende ajudar pessoalmente ou com depoimentos nenhum candidato da base que esteja disputando o cargo com um companheiro de outro partido aliado.

Os ministros argumentaram ao presidente que só conseguirão manter ou ampliar sua influência na base no Congresso Nacional se ajudarem os candidatos durante a campanha. Um ministro chegou a dizer que perderia influência sobre os seus correligionários se não puder se envolver diretamente na eleição de prefeitos da sigla.

Rachas

Outro ministro disse que não se importa que outro colega vá ao seu Estado fazer campanha por um adversário dele. A preocupação do presidente, que é compartilhada com o ministro das Relações Institucionais, José Múcio, é de que após as eleições os rachas provocados pelas disputas locais se transfiram para o Congresso e o governo perca a maioria folgada que tem hoje na Câmara dos Deputados.

Lula ouviu dos ministros que seus partidos esperam que eles se envolvam na campanha e arregacem as mangas pedindo votos para os candidatos, independente de onde eles estejam.

Participaram da reunião os ministros da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, das Cidades, Márcio Fortes, da Justiça, Tarso Genro, do Esporte, Orlando Silva, do Transporte, Alfredo Nascimento, da Secretaria-Geral, Luiz Dulci, dos Portos, Pedro Brito, do Trabalho, Carlos Lupi, e o secretário-executivo da Cultura, Juca Ferreira, além de Lula, Múcio e Jucá.

As informações são do site G1.

 

 

Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

Confira no eleicoes2008.com.br outras notícias relacionadas com esta matéria

Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.