Um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa Social (IBPS) revela que as pesquisas eleitorais de intenção de voto pouco influenciam na decisão do eleitor.
Dos entrevistados, apenas 9,2% dos eleitores têm conhecimento das pesquisas e 6,8% declararam saber do percentual de intenção de votos do seu candidato. A pesquisa ouviu 1.068 eleitores da cidade do Rio de Janeiro entre os dias 26 e 30 de maio.
Quando questionados se deixariam de votar em seu candidato se as pesquisas indicassem que ele não tem chances de vitória, 83,7% disseram que não, ou seja, que continuariam votando no seu candidato. Apenas 6,3% disseram que, nessa hipótese, com certeza deixariam de votar no seu candidato. Outros 7,9% disseram que "talvez" deixassem de votar.
Questionados se votariam em algum candidato pelo fato de ele estar em primeiro lugar nas pesquisas, 87,8% disseram que não votariam por esse motivo. Outros 4,3% dos eleitores disseram que "com certeza" votariam e 5,9% declararam que "talvez" votassem.
DIÁRIO CATARINENSE
Nesse caso me parece que o título correto da matéria seria "pesquisas têm pouca influência sobre o eleitor, diz estudo".
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