eleições 2008

 

 
29 de abril de 2024
 

Legislação | 13/06/2008 | 17h55min

CNBB defende inelegibilidade para candidatos condenados por corrupção

Instituição vai recolher assinaturas e pedir revisão da lei da inelegibilidade

O secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Dimas Lara Barbosa, informou nesta sexta-feira que a instituição pretende concluir até julho a coleta de 1,5 milhão de assinaturas para reivindicar no Congresso Nacional o aperfeiçoamento da Lei 9.840, que prevê inelegibilidade para políticos condenados por corrupção.


A coleta de assinaturas está sendo feita junto com 30 organizações da sociedade civil, entre as quais a Ordem dos Advogados do Brasil.


Dom Dimas disse que já foi elaborada a minuta de projeto de lei complementar, que será entregue na próxima semana ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Ayres Brito.


– O que se pretende agora é que fiquem inelegíveis os candidatos que já estejam condenados em primeira instância e os que tenham cometido atos de corrupção durante o exercício de seus mandatos – afirmou o bispo.


Segundo o presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio, a recomendação é que membros do clero não participem da política, nem se candidatem a cargos eletivos, segundo. Para dom Geraldo, esse tipo de participação acarreta envolvimentos que perturbam o trabalho sacerdotal, em razão do jogo político.


– Vez por outra, vai ficar difícil os fiéis definirem se o trabalho doutrinário do sacerdote está influenciado pela militância política. Os padres que se candidatam têm que se afastar de suas atividades na igreja – explicou dom Geraldo.


De acordo com a CNBB, no próximo ano, a Campanha da Fraternidade vai enfocar questões de segurança pública. A CNBB encerrou hoje reunião de três dias, na qual discutiu também questões ligadas à reforma tributária e aos recursos destinados à área social, a programas de combate ao tráfico de drogas, à corrupção policial e à exploração ilegal de jogos.


 

AGÊNCIA BRASIL

 

Comentários

angelo parussolo

Denuncie este comentário18/06/2008 15:17

Gostaria de saber das autoridades os que eles entende por vida precressa, atitudes sociais, bom uso do dinheiro publico? "quando temos em nossa empresa um tesoureiro ou um gerente financeiro que gerencia o nosso dinheiro, quando o mesmo faz uma aplicação ou um desvio nós o demitimos e automaticamente esse profissional dificilmente vai arrumar um novo emprego na mesma area, (ele não foi condenado como dizem transitado e julgado) e porque temos que nos sujeitar a aceitar um candidato igual a esse


Paulo Figueiredo  - 

Denuncie este comentário17/06/2008 07:52

Maravilha..."CNBB defende inelegibilidade para candidatos condenados por corrupção". Acredito que esta deva ser a bandeira de toda a sociedade civil. É crucial que esta campanha chegue a cada cidade, bairro e esquina deste país. Por favor, divulguem a campanha junto as associações de bairros, edifícios públicos, postos de saúde, igrejas, eviõezinhos puxando baner nas praias, etc. Onde eu e minha família podemos deixar nossas assinaturas.

Wilson Dias, Abr  / 

Secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Dimas Lara Barbosa, quer coletar 1,5 milhão de assinaturas para reivindicar mudanças na lei de inelegibilidades.

Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

Confira no eleicoes2008.com.br outras notícias relacionadas com esta matéria

Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.