eleições 2008

 

 
29 de março de 2024
 

Eleições 2008 | 10/06/2008 | 15h36min

Pesquisa revela que 72% dos brasileiros não confiam nos partidos políticos

Legendas têm nível de confiança menor que as Forças Armadas, Igreja Católica e Polícia Federal

Atualizada em 23/06/2008 às 16h19min

Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) indica que 72% dos entrevistados não confiam nos partidos políticos. O dado faz parte do Barômetro de Confiança, instrumento de análise do grau de credibilidade dos brasileiros nas instituições e órgãos públicos do país, que foi lançado hoje pela AMB.


Enquete: Você confia nos partidos políticos?


A cada três meses, a associação realizará o estudo, em parceria com o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe). No primeiro levantamento, foram ouvidas 1,5 mil pessoas em todo o Brasil, maiores de 18 anos, no período de 29 de maio a 2 de junho de 2008.


Na avaliação do presidente da AMB, Mozart Valadares Pires, o primeiro Barômetro de Confiança apresentou resultado “extremamente preocupante”.


— É evidente a necessidade de reavaliar a atuação, principalmente dos partidos políticos, que foi a instituição com menor grau de confiança da população — afirma Pires, que também diz que a exposição dos políticos está por trás da falta de credibilidade.


— Nós temos que levar em consideração que o Legislativo brasileiro vive mais na vitrine do que os outros poderes. Ultimamente têm ocorrido alguns escândalos no Legislativo, nos últimos 10 anos, por exemplo, dois presidentes do Senado tiveram que renunciar por acusações de corrupção. Tudo isso repercute negativamente na sociedade brasileira — disse o presidente da AMB.


Na pesquisa, foram avaliadas 17 instituições. Entre elas, as Forças Armadas se destacaram, com um nível de confiança de 79%. Em seguida, vêm a Igreja Católica (72%) e a Polícia Federal (70%).


Também foi incluído no estudo um levantamento sobre o conhecimento da forma de funcionamento do Poder Judiciário. Os dados indicam que apenas 8% dos entrevistados afirmam conhecer bem o funcionamento da Justiça.


— É preciso melhorar todas as instituições, não só as que tiveram baixo nível de confiabilidade, para oferecer um melhor serviço à sociedade — completou Pires.

 

AGÊNCIA BRASIL

 

Comentários

silvio jaime fernandes

Denuncie este comentário11/06/2008 15:27

Mas ainda tem 28% que acreditam? Quem acredita nos partidos é porque acredita nos politicos. Portanto, devem ser surdos, cegos ou analfabetos.Não veem TV, não ouvem Rádio e não leem jornais.


Adriana Silveira

Denuncie este comentário11/06/2008 14:21

Quando realmente vivermos numa democracia, podendo escolher votar ou não, os políticos saberão pela quantidade de pessoas que não irão votar, a extenção do estrago de todos esses anos de roubalheira e mentiras feitas por eles!Até lá o negócio é acompanhar o político que se pretende dar o seu voto e não simplesmente votar em qualquer um como se está fazendo hoje.

Elza Fiúza, Agência Brasil / 

Secretário-geral da AMB, Paulo Henrique Machado, e o presidente da instituição, Mozart Pires, durante divulgação dos resultados do Barômetro AMB

Comente esta matéria

Mais Notícias

Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.