eleições 2008

 

 
19 de abril de 2024
 

Municípios do RS | 10/06/2008 | 00h23min

Santa Maria abre calendário de convenções para as eleições

Até o dia 30 de junho, as siglas definirão alianças e os candidatos para a disputa em outubro

Jaqueline Silveira | jaqueline.silveira@diariosm.com.br

A contagem regressiva para a campanha eleitoral às eleições de 5 de outubro começou em Santa Maria. Desta terça-feira até o dia 30 de junho está aberto o calendário de convenções dos partidos para confirmarem seus candidatos à prefeitura e a vereador.

É a partir das convenções que os nomes deixam de ser pré-candidatos e passam oficialmente a ser candidatos, esperando apenas o registro da candidatura junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Mas não quer dizer que os políticos lançados já poderão sair pedindo o voto dos eleitores. A campanha, contudo, estará liberada só a partir de 6 de julho.

Compete aos diretórios, constituídos normalmente por 45 integrantes cada um, as decisões de quem será ou não escolhido. Primeiro, o órgão vota para definir as alianças à majoritária e os nomes de prefeito e vice, caso definam pela candidatura própria.

Em seguida, trata das coligações para a proporcional e os nomes que vão disputar a Câmara de Vereadores. Boa parte das siglas ainda não definiu o dia de sua reunião para tomar essas decisões. Já os partidos que estão com datas agendadas parecem não ter muita pressa, uma vez que marcaram as convenções para a partir do dia 18.

O primeiro a se reunir deverá ser o PDT, justamente o partido que enfrenta a maior crise. Rachado ao meio, uma parte dos trabalhistas quer ir junto com o PT e a outra, com candidato própria.

Nesse momento, há dois pré-candidatos a prefeito: Marcelo Bisogno e Miguel Passini. O presidente Juici Passini informou que aguarda um aceno da direção estadual para marcar a convenção, que deverá ocorrer entre 18 e 20, decidindo pelo PT ou candidato próprio.

Os cinco partidos que formam o Frentão de Oposição, que tem como pré-candidatos Cezar Schirmer (PMDB) e José Farret (PP), devem fazer as convenções no mesmo dia, 22. Embora PSDB e PPS informem que não tenham definido o dia, seus dirigentes afirmam que a intenção e realizar os encontros no mesma data, ou seja, 22.

As 10 siglas que formam a Frente Popular Trabalhista encabeçada por Paulo Pimenta(PT) devem realizar seus encontros, em sua maioria, na última semana de junho.

Neste momento, os partidos tratam de encontrar um novo vice para o bloco depois que Juliano Piccoloto retirou seu nome. No final se semana, ficou praticamente certo que o presidente do Inter-SM, Carlos Rempel (PSB), deverá ser o companheiro de Pimenta.

Já a Frente de Esquerda ainda está sendo desenhada. O P-Sol, da pré-candidata a prefeita Sandra Feltrin, faz convenção no dia 21. PSTU e PCB, que devem se aliar ao P-Sol, não definiram seu calendário.

 

 

Comente esta matéria

Mais Notícias

Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.