eleições 2008

 

 
24 de abril de 2024
 

Eleições 2008 | 09/06/2008 | 18h20min

Lula orienta ministros a não fazerem campanha fora de seus estados

Presidente pediu que eles evitem subir em palanques fora de suas bases eleitorais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva orientou nessa segunda-feira seus ministros a participarem das campanhas apenas em municípios dos seus Estados de origem. Eles devem evitar também participar de campanhas onde dois ou mais candidatos pertencerem a partidos da base aliada.


Lula quer disciplinar a participação dos ministros nas eleições para evitar problemas com a base no Congresso Nacional. Lula citou exemplos das eleições de 2004, quando a participação dos ministros teve efeitos sobre a união dos partidos aliados. O temor do presidente é que as feridas abertas na campanha não sejam curadas nos meses seguintes.


Contudo, a orientação do presidente e do ministro das Relações Institucionais, José Múcio, foi contestada por alguns ministros que integram a Executiva dos partidos e querem participar de campanhas por todo o país.


A divisão impediu a definição de uma regra clara para participação nas eleições municipais e uma nova reunião será necessária para encontrar um meio termo. “Nós teremos que fazer uma nova reunião com o presidente e com os ministros que têm uma atuação mais política”, disse Múcio.


O ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), José Antônio Dias Toffoli, reforçou ainda aos colegas algumas regras da Justiça Eleitoral. Entre elas, a recomendação de que só devem participar de atividades de campanha fora do horário de expediente, não usar carros e aviões oficiais para transporte quando forem participar de comícios ou atividades de apoio a candidatos e não usar os bilhetes aéreos fornecidos pelo Estado para voltar à sua base eleitoral quando forem participar de atividades de campanha.


Durante a reunião, os ministros foram avisados que não devem permitir que os candidatos participem de eventos institucionais do governo para evitar penalidades da Justiça Eleitoral. “O que não pode é tanta coisa que eu não consegui decorar. Algumas que suscitam dúvidas deve se tomar cuidado, porque interpretação é do juiz local e será contra a pessoa física do ministro”, disse Múcio.


Tofolli editará uma cartilha que será distribuída aos ministros dizendo o que a legislação eleitoral permite ou não fazer.


Da reunião da semana que vem devem participar os ministros da Justiça, Tarso Genro, das Cidades, Márcio Fortes, dos Transportes, Alfredo Nascimento, do Esporte, Orlando Silva, de Minas e Energia, Edison Lobão, e da Integração Nacional, Geddel Vieira. Esses ministros querem mais liberdade para participar das campanhas municipais.


As informações são do site G1.


 

 

Antônio Cruz, Agência Brasil / 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva coordena reunião ministerial para orientações eleitorais

Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

Confira no eleicoes2008.com.br outras notícias relacionadas com esta matéria

Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.