eleições 2008

 

 
17 de maio de 2024
 

Eleições 2008 | 31/05/2008 | 12h29min

Convenções ficam para últimos dias

Partidos debatem melhor data para planejamento eleitoral

Atualizada às 12h58min

Pelo menos cinco dos nove partidos que pretendem lançar candidatos à Prefeitura de Joinville vão deixar as convenções partidárias para o final do mês, nos últimos dias previstos pela legislação eleitoral.


PT, DEM, PMDB, P-Sol e PPS optaram por reunir seus filiados no fim do mês por uma questão tão importante quanto a definição do nome: a costura de alianças e a oportunidade de garantir apoios importantes de última hora.


O PDT, partido do vice-prefeito e pré-candidato Rodrigo Bornholdt, deve abrir as convenções no dia 14, na Liga de Sociedades. Até agora, a sigla tem mantido conversas com os líderes do PCdoB e do PSC.


– Ainda vamos debater mais algumas coligações – disse o presidente Marco Bitencourt.


O PMDB oficializa o nome de Mauro Mariani no dia 28, mas a data pode ser alterada.


– Até lá, muita coisa vai rolar, com certeza – disse a presidente do partido, vereadora Tânia Eberhardt. No PPS, a convenção seria realizada no dia 23, por causa do número do partido, mas o presidente José Aluísio Vieira já pensa em alterar a data para o dia 30. – É para ter mais tempo – diz.


A costura de alianças é importante para os candidatos, pois definem quanto tempo do horário eleitoral será ocupado por cada candidato. O cálculo é feito com base na bancada que cada partido possui na Câmara dos Deputados. O PTB, por exemplo, não possui nenhum vereador na cidade, mas seu apoio garante mais dois minutos de propaganda política.


P-Sol, PP, PR e PV ainda estão debatendo a melhor data para fazer o planejamento eleitoral. "Provavelmente, faremos a reunião no final do mês que vem, mas temos que definir melhor a data", disse Décio Góes, presidente do P-Sol.


Pé na estrada até 30 de junho


O PT, do deputado federal Carlito Merss, e o DEM, do deputado estadual Darci de Matos, devem realizar suas convenções no dia 30. Até lá, os dois pré-candidatos farão de tudo para conseguir convencer outros prefeituráveis a se unir num projeto único.


Darci de Matos faz contas e espera garantir o apoio de algo entre sete e dez partidos. O PSDB do prefeito Marco Tebaldi é o principal aliado.


– Faremos uma festa depois das convenções – informou.


Essa – convenção múltipla – do grupo de apoio a Darci ocorrerá na Sociedade Ginástica. Só a aliança com o PSDB está confirmada.


Carlito Merss, que teve de vencer o professor Belini Meurer na prévia do partido, já está confirmado como candidato do partido, mas ainda tenta alavancar apoios importantes.


O deputado aguarda apenas a homologação. O partido faria a convenção no dia 10, mas adiou para dia 30 para buscar o apoio dos partidos da base do governo Lula. No dia 21, os delegados escolhidos nas prévias vão elaborar o plano de governo e a nominata de vereadores.

 

A NOTÍCIA

 

Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

Confira no eleicoes2008.com.br outras notícias relacionadas com esta matéria

Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.