eleições 2008

 

 
17 de maio de 2024
 

Eleições 2008 | 30/05/2008 | 20h02min

TRE-RS deve manter regras para uso da internet na propaganda eleitoral

Novo presidente do Tribunal foi empossado hoje e opinou sobre assuntos polêmicos

O novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), desembargador João Carlos Branco Cardoso, afirmou que deve seguir a Resolução 22.718 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre o uso da internet na propaganda eleitoral durante o pleito deste ano. A ordem do TSE prevê que os candidatos nas eleições 2008 só possam fazer propaganda eleitoral na web através das páginas destinadas exclusivamente para eles e que possuem terminação “.can.br”.


Você acha que o TSE deveria liberar blogs e sites de relacionamento para os candidatos fazerem campanha?


Na última quinta-feira, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) divulgou uma portaria que amplia o conceito de “páginas de candidato na internet”, permitindo a criação de endereços institucionais com outras terminações. Além disso, o TRE-RJ liberou os candidatos para utilizarem blogs e sites de relacionamento como Orkut e MySpace em suas campanhas.

No caso do Rio Grande do Sul, a orientação segue a Legislação vigente do TSE. João Carlos Branco Cardoso afirma que a questão poderá ser levada à discussão caso algum partido faça uma consulta ao Tribunal.

– Não examinamos ainda esta questão, mas se surgir algum questionamento, o assunto será discutido e o TRE responderá – afirmou o novo presidente.

O desembargador também se posicionou com relação a outros assuntos ligados ao processo eleitoral deste ano. Veja abaixo.


Emenda que aumenta o número de vereadores no país

– A questão dos vereadores será resolvida posteriormente em nível nacional. E ainda não se sabe se ela valerá para este ano – disse Cardoso.


Validade da candidatura de políticos que respondem processos ou possuem improbidades
 
– Não podemos esquecer o princípio da presunção da inocência. Seria necessário analisar cada caso dos candidatos, avaliar quantos processos ele possui. Mas inicialmente, seria necessário esperar o processo transitar em julgado para definir a validade da candidatura em questão – afirmou o presidente.


 

 

Comentários

Mikonga Marco Santos  - 

Denuncie este comentário31/05/2008 15:31

O TRE-RS deveria ser flexivel quanto a internet.Pois é um meio barato, democrático de divulgação de propostas e o menos poluente.O TRE-RS deveria se concentrar no abuso do poder econômico, na última eleição ví candidatos deitar e rolar com propagandas acima das medidas permitidas e no final pagaram as multas e estão sentados em seus cargos.Isso é um abuso do poder econômico.Fora as churrascadas,aterros e compra de votos de toda a espécie.O TRE terá está demanda p/admin.Mikonga Comunicação PV-RS

Adriana Franciosi, ZH / 

Desembargador João Carlos Branco Cardoso tomou posse como presidente do TRE-RS

Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

Confira no eleicoes2008.com.br outras notícias relacionadas com esta matéria

Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.