eleições 2008

 

 
15 de maio de 2024
 

Eleições 2008 | 28/05/2008 | 23h32min

Câmara aprova em segundo turno emenda que amplia número de vereadores

Para vigorar na eleição deste ano é preciso que a proposta seja promulgada até 30 de junho

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que aumenta o número de vereadores no país foi aprovada em segundo turno pela Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira, com 359 votos contra dez e quatro abstenções. A PEC será encaminhada para o Senado. Para entrar em vigor nesta eleição é preciso que ela seja promulgada até o dia 30 de junho.

 

Qual a sua opinião sobre a proposta que aumenta o número de vereadores nas câmaras municipais?

 

Para permitir a votação foi feito um acordo regimental para descumprir o prazo de cinco sessões entre as votações em plenário. A proposta foi aprovada em primeiro turno nessa terça-feira e só poderia ser votada na próxima semana. Com a unanimidade do plenário, o tema foi à votação.

O texto aprovado pela Câmara permite aumentar de cerca de 51,8 mil para cerca de 59,5 mil o número de vereadores no país. A PEC é uma resposta a uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que reduziu em 2004 em 8.528 as vagas nas Câmaras Municipais.

O projeto limita em nove o número de vereadores nas cidades com até 15 mil habitantes e em 55 nas cidades com população superior a oito milhões. As principais mudanças acontecem nas cidades médias. Um município de 250 mil habitantes, por exemplo, passa de 14 para 21 vereadores.

Redução de gastos

O texto aprovado pelos deputados promete reduzir os gastos nos legislativos municipais, apesar do aumento do número de vereadores. De acordo com o relator, deputado Vitor Penido (DEM-MG), os gastos com as Câmaras cairão de R$ 6 bilhões para R$ 4,8 bilhões por ano.

A proposta aprovada fixa tetos de 2% a 4,5% da arrecadação dos municípios que podem ser repassados aos Legislativos.

Os percentuais variam de acordo com a receita das cidades. O teto atual é de até 8%. O projeto, no entanto, acaba com o teto de 70% para gastos com pessoal nas Câmaras Municipais. Caberá ao Legislativo administrar como desejar os recursos.

As informações são do site G1.

 

 

Comentários

Joao Luiz Mallmann  - 

Denuncie este comentário30/05/2008 15:49

Lamento que novamente as regras para uma eleição sejam alteradas na reta final de uma legislatura para outra. Por que somos tão pouco previdentes e tenhamos um mínimo de planejamento. Alguns municípios já tem sua LDO aprovada para 2009 e todos tem seu PPA aprovado até 2009. Vão ter que adequar os seus orçamentos e planejamentos. O próprio TRE tem seu planejamento já feito. Os partidos. Estamos às vesperas das convenções. Como é difícil planejar neste país onde as coisa mudam da noite para o dia


izureno castro  - 

Denuncie este comentário29/05/2008 17:11

Vocês deveriam ouvir a opinião dos eleitores,eu particularmente e pelo que tenho verificado,têm localidade que perdeu o status de município,já ñ possui o nº de eleitores que justifique continuar sendo emancipado,e no entanto continua com a estrutura anterior.O STF definiu a pouco tempo essa situação,enquadrou de acôrdo com constituição,cada município teria o nº de vereadores proporcional a quantidade de eleitores,houve enquadramento sem redução da verba.É aquela festa.Haja paciência.

Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

Confira no eleicoes2008.com.br outras notícias relacionadas com esta matéria

Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.