eleições 2008

 

 
20 de abril de 2024
 

| 26/05/2008 | 23h41min

PP apoiará candidatura do deputado Onyx Lorenzoni à prefeitura da Capital

Aliança foi acertada nesta segunda-feira em votação do diretório municipal do partido

Adriano Barcelos | adriano.barcelos@zerohora.com.br

O diretório municipal do PP aprovou na noite desta segunda-feira o apoio à candidatura do deputado Onyx Lorenzoni (DEM) na eleição para a prefeitura da Capital. O placar da votação foi de 64 votos contra 35. No começo da reunião, os pré-candidatos a vereador apresentaram um carta apoiando Onyx. Os integrantes mais antigos, em sua maioria, estiveram com o prefeito José Fogaça.

Vendo que os postulantes a cadeira no parlamento estavam em favor de Onyx, o vereador Beto Moesch argumentou que ser "suplente" na situação oferecia mais possibilidades do que na oposição.

Moesch e os demais defensores de Fogaça disseram que a candidatura de Onyx tem poucas possibilidades de vencer. Como ex-secretário, ele disse que a reeleição de Fogaça era a reeleição do PP:

— Vamos perder uma oportunidade. O que está em jogo não é apoiar o Fogaça, é apoiar nossa própria reeleição.

O mais exaltado, que elevou o tom de voz, foi o secretário do Meio Ambiente, Miguel Wedy. Depois de críticos do prefeito dizerem que Fogaça "enrolou" o PP por três meses até aceitar a coligação proporcional, Wedy, que participou das tratativas, destacou:

— Não admito que me chamem enrolador. Isso agride minha moral.

O secretário-geral do PP, Gustavo Paim, exaltou o fato de Onyx ter procurado o PP antes. Para aqueles que desdenham da capacidade eleitoral de Onyx, respondeu:

— Nas últimas eleições para o Piratini ou para a prefeitura, o favorito não venceu.

As galerias aplaudiram com mais entusiasmo os defensores de Onyx — mas a diferença não foi tão representativa quanto o resultado da votação.

Miguel Wedy anunciou que deixará a secretaria na manhã de terça-feira. Marco Antônio Seadi, secretário de direitos humanos, deixou a votação antes do anúncio do resultado e disse que se definirá por deixar ou não o cargo na terça, após reunião da executiva. Tarso Boelter marcou a reunião da executiva, na sede da bancada da Câmara, às 10h30min de terça-feira.

Surpreso

O secretário de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Clóvis Magalhães, disse ter ficado surpreso com o resultado da votação:

— A mim surpreendeu. Primeiro porque PP sempre esteve incorporado no governo. As pessoas com quem eu vinha mantendo contato sempre visaram negociar coligação. A comissão do PMDB declarou aceitar integralmente a proposta do PP, o que já tinha sido manifestado pelo presidente Záchia (Luiz Fernando Záchia). É uma decisão partidária que a gente respeita, mas não nos parece que corresponde ao nível de lealdade que construímos juntos.

Magalhães não quis comentar a saída dos secretários:

— Essa não é uma questão para esse momento. Não é nem processo convencional ainda. A sociedade porto-alegrense não pode sofrer ações brusca.

 

 

Valdir Friolin  / 

Ex-secretário Beto Moesch não conseguiu convencer o partido a ficar na base do prefeito Fogaça

Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

Confira no eleicoes2008.com.br outras notícias relacionadas com esta matéria

Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.