clicRBS
Nova busca - outros
 

eleições 2008

 

 
20 de abril de 2024
 

PCB

Partido Comunista Brasileiro - 21

História
Criado em 1922, o Partido Comunista Brasileiro deu origem a três legendas do cenário político nacional: o PCB, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e o Partido Popular Socialista (PPS).


Nove brasileiros reunidos em Niterói, no Rio de Janeiro, fundaram o partido que representava também outras 73 pessoas. Seus primeiros 23 anos foram de clandestinidade. Nesse período, recebeu a adesão de Luís Carlos Prestes.


Em 1962, um grupo liderado por João Amazonas, Pedro Pomar e Maurício Grabois, provocou a maior cisão da história do partido. Passaram a existir o Partido Comunista Brasileiro (PCB) e o Partido Comunista do Brasil (PCdoB).


Dois dos maiores líderes da história do PCB, Luís Carlos Prestes e Gregório Bezerra, deixaram o partido em 1980. Cinco anos mais tarde, no governo de José Sarney, PCB e PCdoB foram legalizados.


O partido que manteve a sigla original é justamente o que conta com a menor infra-estrutura e representação política. Em 2002, compôs a coligação que levou Lula à presidência, mas não elegeu nenhum candidato próprio.


Nomes
A atual presidente do partido é Zuleide Faria de Melo.


Crescimento
O PCB é considerado um partido pequeno. Em 2004, elegeu apenas 12 vereadores, com um total de 100.594 votos. Dois anos mais tarde, o partido elegeu apenas um deputado estadual.


 
Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.