clicRBS
Nova busca - outros
 

eleições 2008

 

 
24 de fevereiro de 2020
 

PSB

Partido Socialista Brasileiro - 40

História
O partido surgiu em 1945, como movimento Esquerda Democrática e, em 1947, transformou-se na sigla PSB. Na década de 60, depois de participar da campanha da legalidade, ocupou os ministérios de Minas e Energia e da Justiça. Foi extinto em 1965 pelo regime militar. Depois da redemocratização em 1985, foi criado um novo PSB. O registro definitivo veio em 1988.

O PSB segue a ideologia socialista democrática. De formação antigetulista, o partido procurou representar uma alternativa às políticas do PTB e do PCB. A sigla defende a transformação econômica e social da sociedade através de processos democráticos.

No início de 1990, após desligar-se do PMDB, o governador de Pernambuco, Miguel Arraes, anunciou sua adesão ao PSB. Candidato a deputado federal no mesmo ano, ele foi o mais votado do país e levou consigo mais 4 parlamentares. No ano de 1994, ele foi eleito governador de Pernambuco já no primeiro turno.

Em 2000, o PSB aceitou a filiação do governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho, recém-saído do PDT. Em 2002, foi lançada sua candidatura a presidente pela sigla. O candidato obteve 15 milhões de votos, ficando em terceiro lugar. Ele também mostrou sua força ao eleger sua mulher, Rosinha Matheus, como governadora do Rio. Depois da ida de Garotinho para o PMDB, o partido voltou a aliar-se ao governo Lula.

Nomes
O presidente do partido é o governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Também fazer parte da sigla o ministro da Ciência e Tecnologia Sergio Rezende, o governador do Ceará Cid Gomes e os deputados Beto Albuquerque e Ciro Gomes.

Crescimento
Em 2000, a filiação de Anthony Garotinho, impulsionou o crescimento da sigla. Em 2006, Ciro Gomes concorreu nas eleições presidenciais pelo partido. Em 1998, a sigla elegeu dois governadores, um senador e 18 deputados federais. Nas últimas eleições municipais, foram 178 prefeitos e 1.739 vereadores. Em 2006, o partido conquistou espaço com três governadores, dois senadores, 30 deputados federais e 65 estaduais.


 
Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.