clicRBS
Nova busca - outros
 

eleições 2008

 

 
29 de março de 2024
 

PV

Partido Verde - 43

História
A sigla foi criada em 1986, fundamentalmente, por ambientalistas e ativistas de movimentos sociais com o objetivo de difundir as causas verdes entre a população. Impulsionada pela crescente discussão acerca da necessidade de preservar o ambiente com seriedade e urgência, a criação do PV foi motivada também pela chegada dos debates acerca das idéias alternativas vindas da Europa.

Na eleição presidencial de 1989, o partido concorreu com o candidato Fernando Gabeira, que apoiou Lula no segundo turno. Em 1998, o PV lançou a candidatura de Alfredo Sirkis à presidência. Entre suas propostas, ele prometia expulsar as madeireiras asiáticas da Amazônia. No mesmo ano, elegeu apenas o deputado federal Fernando Gabeira (RJ). Maior expoente do partido, ele foi reeleito em 1998 e em 2002.

Dentre as principais diretrizes do PV estão também o desenvolvimento sustentável, a reciclagem e a recuperação ambiental. O partido apoiou a candidatura de Lula em 2002. Ainda durante o primeiro mandato, porém, desligou-se da base alegando descontentamento com as políticas ambientais do governo.

Nomes
O presidente nacional do partido é José Luiz de França Penna. Um dos nomes de destaque da sigla é o atual ministro da Cultura, Gilberto Gil.

Crescimento
Nos últimos anos, o PV obteve um crescimento substancial. Foram aproximadamente 1,8 milhão de votos nas eleições de 2000. No último pleito municipal, em 2004, foram 65 prefeitos e 770 vereadores, com uma votação superior a 4,2 milhões de votos. Dois anos depois, o partido elegeu 14 deputados federais e 34 estaduais.


 
Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.