clicRBS
Nova busca - outros
 

eleições 2008

 

 
19 de abril de 2024
 

PRTB

Partido Renovador Trabalhista Brasileiro - 28

História
Registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 1997, a sigla tem origem num grupo de membros do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Na década de 1950, uma parcela da legenda getulista descontente com os rumos do partido, fundou o Movimento Trabalhista Renovador que defendia o trabalhismo participativo, tendo como líder o deputado federal gaúcho Fernando Ferrari.

A ditadura militar interrompeu a trajetória do movimento e só em 1985, com a reabertura política, o grupo teve continuidade sob o nome de Partido Trabalhista Renovador (PTR). O partido sofreu nova modificação estrutural entre 1993 e 1994, momento em que começou a tomar forma o atual PRTB.

Entre as propostas defendidas pela sigla, a que chama mais atenção é a do Aerotrem, um moderno meio de transporte coletivo. Segundo o projeto, o trem utilizaria tecnologia de levitação eletromagnética, com altos padrões de segurança, baixo nível de ruído e sem emitir gases poluentes.

Nomes
O presidente atual do partido é José Levy Fidelix da Cruz. Também faz parte da sigla o deputado federal Juvenil Alves Ferreira Filho.

Crescimento
Em 1989, o PTR integrou a coligação que elegeu Fernando Collor de Mello presidente. No mesmo ano, também foram eleitos Joaquim Roriz e Oswaldo Piana como governadores do Distrito Federal e de Rondônia. Em 2006, Collor se elegeu senador pelo PRTB, mas acabou migrando para o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) pouco depois de ser empossado. Também neste ano, foram eleitos um deputado federal e oito estaduais. Atualmente, o partido também conta com 12 prefeitos e 241 vereadores.


 
Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.