clicRBS
Nova busca - outros
 

eleições 2008

 

 
29 de março de 2024
 

PT

Partido dos Trabalhadores - 13

História
O partido foi fundado em 1980 por líderes sindicais da região do ABC paulista, inspirados nos movimentos de greve dos metalúrgicos em 1978. Na sua primeira disputa eleitoral, em 1982, o PT conseguiu eleger oito deputados federais. Lula ficou em quarto lugar na corrida pelo governo de São Paulo.

O partido ampliou a bancada no Congresso em 1986 e, dois anos depois, conquistou as prefeituras de São Paulo, Vitória e Porto Alegre. Nas eleições de 1989, o PT chegou com Lula ao segundo turno, mas perdeu para Fernando Collor de Mello (então do PRN). Nos dois pleitos seguintes, Lula perdeu para Fernando Henrique Cardoso.

Foi somente na quarta disputa, realizada em 2002, que Lula conseguiu chegar à presidência. No comando do país, Lula surpreendeu na política econômica. Não fez mudanças radicais, a inflação seguiu estável, o dólar recuou, o país sanou suas dívidas com o FMI e obteve taxas de crescimento anual do Produto Interno Bruto (PIB) de até 4,9%.

Em 2005, uma reportagem na revista Veja denunciou um suposto esquema de compra de votos de parlamentares que desencadeou o escândalo do mensalão. A denúncia gerou uma grande crise política que mexeu em várias áreas do governo e desestabilizou o partido, resultando em afastamentos e cassações de mandatos.

Nomes
O presidente do partido é o deputado Ricardo Berzoini. Também são nomes importantes da sigla, o ministro da Justiça Tarso Genro, os senadores Eduardo Suplicy e Aloizio Mercadante, e dos deputados Antonio Palocci, Arlindo Chinaglia e Henrique Fontana.

Crescimento
O PT alcançou seu grande feito quando elegeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2002, e o reelegeu em 2006. Também nesse ano, o partido conquistou cinco governos estaduais, 12 senadores, 83 deputados federais e 125 estaduais. Nas últimas eleições municipais, foram eleitos 383 prefeitos e 3.350 vereadores.


 
Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.