clicRBS
Nova busca - outros
 

eleições 2008

 

 
28 de março de 2024
 

PP

Partido Progressista - 11

História
As origens do PP estão no antigo PDS, sucessor direto da Aliança Renovadora Nacional (Arena). A história da sigla começou quando o Ato Institucional nº 2 extinguiu o pluripartidarismo. A partir daí, foram organizados o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e a Arena, fundada pelos políticos que davam sustentação ao governo militar. Com a redemocratização, a maior parte dos arenistas passou para o Partido Democrático Social (PDS).


Em 1993, a legenda se aliou ao PDC (Partido Democrata Cristão) para fundar o Partido Progressista Reformador (PPR). No ano de 1995, o PPR e o PP foram unidos e criou-se o PPB, comprometido com o apoio ao governo Fernando Henrique Cardoso. Com o fim da era FHC, a Convenção Nacional decidiu, em 2003, retirar da sigla o "B", ficando apenas PP.


O partido teve sua imagem desgastada com os inúmeros escândalos de corrupção envolvendo o ex-prefeito e governador de São Paulo, atualmente deputado federal, Paulo Maluf. O político é acusado de má gestão pública, junto com Celso Pitta. Em 2005, Maluf e seu filho chegaram a ser presos por alguns dias em função das acusações de formação de quadrilha, corrupção passiva e lavagem de dinheiro, crimes que teriam ocorrido durante sua gestão na prefeitura de São Paulo.


A sigla também ganhou destaque no governo Lula quando o deputado Severino Cavalcanti tornou-se presidente da Câmara. Em 2005, ele acabou renunciando ao cargo e ao mandato, depois de ser acusado de receber propina para manter a concessão de um restaurante no Congresso Nacional.


Nomes
O presidente da sigla é o senador Francisco Dornelles. Também são nomes importantes do partido os deputados Afonso Hamm, Paulo Maluf e Celso Russomanno.


Crescimento
Segundo dados do PP, a sigla aparece na segunda colocação nacional em números de filiados. Cerca de 1,26 milhão de eleitores integram essa lista. Atualmente, o partido conta com um governador e 552 prefeitos. No Legislativo, o PP conta com um senador, 42 deputados federais e 71 estaduais, além de 5.437 vereadores.


 
Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.