clicRBS
Nova busca - outros
 

eleições 2008

 

 
3 de maio de 2024
 

Eleições 2008 | 26/10/2008 | 23h11min

Fetter Jr.: um agrônomo apaixonado por futebol

"Patrimônio imaterial" é como o prefeito reeleito em Pelotas costuma se referir ao próprio sobrenome

Álvaro Guimarães

Até o início da década de 80, Fetter Jr. sequer cogitava a hipótese de seguir os passos políticos do avô Adolfo, do pai Adolfo Antônio e do tio Edmar. Formado em Agronomia e Administração de Empresas, seu plano era tocar os negócios da família — uma empresa agropecuária, uma gráfica e um jornal. Um jantar realizado na sede do antigo PDS, no centro de Pelotas, em 1982, mudou sua trajetória.

— Ele não tinha a menor pretensão política, era um técnico, havia estudado para isso, mas a turma achou que ele deveria concorrer. Ele saiu candidato a vereador e foi eleito. Depois de provar do gosto da política nunca mais conseguiu se livrar dela — revela Júlio Carúccio, coordenador da campanha do ex-agrônomo.

Hoje, aos 54 anos, o marido de Leila, pai de Fabiana, 29 anos, Bruna, 27 anos, Natália, 25 anos, e Rebeca, 19 anos, e o avô de Isadora, quatro anos, e Marina, um ano, é um homem obcecado pelo trabalho. Amigos mais próximos confirmam o hábito que tem de varar noites sobre o notebook estudando e elaborando projetos ou buscando soluções para problemas de administração do município. 

Quando não está envolvido com trabalho, nutre hábitos simples. A principal paixão é o futebol. Se em campo estiverem as camisas do Esporte Clube Pelotas ou do Grêmio Porto-alegrense, então, as partidas viram assunto sério. Os mais próximos garantem que a imagem de seriedade esconde um homem de temperamento tranqüilo, educado à moda antiga, pouco preocupado com modismos ou bens de consumo e orgulhoso de seus antepassados. 

"Patrimônio imaterial" é como o prefeito reeleito costuma se referir ao próprio sobrenome. E, embora não esconda ter uma admiração incondicional pela figura do pai, Adolfo Antônio, foi o tio Edmar (ex-prefeito de Pelotas e ex-vice-governador do Rio Grande do Sul) quem mereceu o título de padrinho político. Parte disso se deve às semelhanças entre os dois, apontados por parentes e amigos como administradores virtuosos, empreendedores arrojados e progressistas natos.

Trajetória política

Vereador em Pelotas — 1983 a 1988
Deputado federal — Três mandatos consecutivos, o primeiro deles em 1990
Secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e de Assuntos Internacionais — 1995
Vice-prefeito de Pelotas — Eleito em 2004, acabou assumindo a prefeitura após impedimento, por motivo de saúde, do prefeito eleito Bernardo de Souza

 

ZEROHORA.COM  -  Pelotas/Casa Zero Hora

 

Nauro Júnior / 

Fetter Jr. comemora vitória pela prefeitura de Pelotas

Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

Confira no eleicoes2008.com.br outras notícias relacionadas com esta matéria

Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.