clicRBS
Nova busca - outros
 

eleições 2008

 

 
16 de abril de 2024
 

Eleições 2008 | 05/10/2008 | 15h04min

TRE apreende jornal fazendo campanha eleitoral em comunidade carente no Rio

Se boca-de-urna for comprovada responsáveis poderão pagar multa de R$ 15 mil

Centenas de exemplares do jornal Folha Universal foram apreendidos neste domingo pela fiscalização do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro na favela da Rocinha. O veículo é suspeito de fazer campanha eleitoral na região. Segundo informou o coordenador de fiscalização da propaganda eleitoral no estado, juiz Luis Márcio Alves Pereira, se ficar constatado que houve boca-de-urna, "poderá haver uma sanção para os responsáveis que vai até R$ 15 mil de multa".

Segundo ele, a pessoa que estava fazendo a distribuição dos exemplares também poderá ser conduzida à delegacia, "porque se trata de boca-de-urna. É um panfleto de campanha não é permitido nada fora da mera informação jornalística" , o que não estaria sendo praticado pelo referido jornal.

Pereira revelou que até o momento já foram feitas mais de 200 detenções em Duque de Caxias, "por conta de uma prática já generalizada de alguns candidatos em realizar a boca-de-urna". Luis Marcio disse que os juízes da região já estão agindo de forma enérgica para coibir esse crime, tentando identificar os candidatos que se beneficiam dessa prática ilegal, para que eles respondam por abuso do poder econômico e tenham, se possível, a impugnação do mandato para quem for eleito.

Também em Niterói, foram registradas muitas ocorrências. Na cidade de Magé a presença da Polícia Federal no município inibiu a prática irregular. Foram apenas duas prisões efetuadas.

> Saiba onde votar hoje

> Dúvidas mais freqüentes

> Infográfico: o que fazer na hora do voto


Como funciona a urna eletrônica

 

AE

 

Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

Confira no eleicoes2008.com.br outras notícias relacionadas com esta matéria

Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.