clicRBS
Nova busca - outros
 

eleições 2008

 

 
28 de março de 2024
 

Eleições 2008 | 04/10/2008 | 22h34min

Mais de 128 milhões de eleitores vão às urnas neste domingo

No mínimo, serão eleitos 5.486 prefeitos e vices em primeiro turno

A maior eleição do país, pelo menos em termos numéricos, será realizada neste domingo, das 8h às 17h, nos 5.563 municípios brasileiros. No mínimo, serão eleitos 5.486 prefeitos e vices. Os outros 77 prefeitos e respectivos vices podem ser eleitos no segundo turno das eleições, que ocorre no dia 26 deste mês.

O segundo turno ocorre em cidades com mais de 200 mil eleitores, se nenhum dos candidatos conseguir maioria absoluta de votos — metade mais um dos votos válidos. De todas as capitais, apenas Palmas (TO) e Boa Vista (RR) contam com menos de 200 mil eleitores e, portanto, os prefeitos serão eleitos amanhã, sem possibilidade da disputa ficar para o segundo turno.

Além dos prefeitos, os 128,8 milhões de eleitores aptos a votar vão eleger os 52.137 vereadores, que vão representá-los pelos próximos quatro anos nas câmaras de vereadores de suas respectivas cidades. Apenas os eleitores do Distrito Federal, de Fernando de Noronha e os alistados no exterior não vão participar diretamente deste pleito. Contando com esse contingente que não vai votar, o número total de eleitores, segundo estatística do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ultrapassa os 130 milhões. Maior que o masculino, o eleitorado feminino atinge 51,73 %.

Para atender o eleitorado, serão utilizadas 400 mil urnas eletrônicas. Mais de dois milhões de pessoas estarão envolvidas no processo, entre juízes eleitorais, funcionários da Justiça Eleitoral e mesários. Haverá também uma experiência-piloto, com o uso de urnas biométricas — com identificação do eleitor pela impressão digital — em três cidades: São João Batista (SC), Fátima do Sul (MS) e Colorado do Oeste (RO).

Pelos dados do TSE, o eleitorado do Estado de São Paulo é o maior, com 29,14 milhões. Minas Gerais tem o segundo maior eleitorado, com 14,07 milhões, e o Rio de Janeiro, o terceiro maior, com 11,25 milhões. Roraima tem o menor eleitorado, com 247.790  eleitores, seguido pelo Amapá, com 384.825. A cidade com o maior eleitorado é São Paulo, com 8,19 milhões, e também no estado de São Paulo encontra-se o município com o menor eleitorado: Borá, que tem apenas 924 eleitores.

Nos casos em que haja risco de segurança para os eleitores e desde que seja solicitado, o TSE está colocando à disposição dessas cidades um reforço policial com o envio de contingente das Forças Armadas. Até o final da tarde deste sábado, já havia sido autorizado o envio de tropas federais para quase 500 municípios.

Conforme o TSE, a grande maioria dos resultados da eleição será conhecida ainda na noite de amanhã. A apuração dos votos terá início logo após o fechamento das urnas, às 17h, horário de Brasília, na maioria das cidades. 

A expectativa, pelas últimas pesquisas divulgadas, é que haverá dois turnos em muitas capitais. Em São Paulo, a candidata petista Marta Suplicy deverá ir para o segundo turno e disputar a prefeitura da capital paulista com o atual prefeito Gilberto Kassab (DEM) ou com o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB). No Rio de Janeiro, a disputa está entre o ex-deputado Eduardo Paes (PMDB), o senador Marcelo Crivella (PRB) e o deputado Fernando Gabeira (PV). Em Porto Alegre, a disputa está entre o atual prefeito José Fogaça (PMDB), a deputada petista Maria do Rosário e a também deputada Manuela D'Avila (PCdoB). 

Em Belo Horizonte, o candidato do PSB, Márcio Lacerda, tem chance de ser eleito amanhã, mas pode ter que ir para o segundo turno contra o candidato do PMDB, Leonardo Quintão. Também a prefeita de Fortaleza (CE), Luizianne Lins (PT), tem chances de ser reeleita para a capital cearense. Se isso não ocorrer amanhã, ela poderá disputar o segundo turno com o ex-deputado Moroni Torgan (DEM) ou com a senadora Patrícia Saboya (PDT).

Em outras capitais, as pesquisas apontam que as eleições poderão ser definidas já amanhã, como é o caso de Curitiba, onde o atual prefeito, Beto Richa (PSDB) deve ser confirmado já no primeiro turno. No Recife, o petista João da Costa, que tem o apoio do atual prefeito João Paulo, tem grandes chances de ser eleito já amanhã. Em Goiânia, o atual prefeito Iris Resende (PMDB) deverá ser reeleito no primeiro turno.

 

AGÊNCIA BRASIL

 

Comente esta matéria

Mais Notícias

Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.