clicRBS
Nova busca - outros
 

eleições 2008

 

 
13 de maio de 2024
 

| 30/09/2008 | 16h22min

Brasil estréia contra o Chile no Sul-Americano juvenil de vôlei

Seleção brasileira é a maior campeã do torneio, com 14 títulos

A seleção brasileira juvenil feminina de vôlei estreará nesta quarta-feira na 19ª edição do Campeonato Sul-Americano da categoria. Na competição, realizada em Lima, no Peru, o time comandado pelo técnico Antônio Rizola irá em busca do 15ª título para o Brasil. Na primeira rodada, a seleção brasileira terá pela frente o Chile, às 21h (horário de Brasília), no ginásio Carmela Estrella.

Além das duas equipes, fazem parte do grupo A, as seleções da Colômbia e da Venezula. As colombianas serão as adversárias das brasileiras na segunda rodada, na quinta-feira, às 23h. Na sexta, o Brasil vai duelar com a Venezuela, às 19h.

Na chave B estão Venezuela, Argentina, Bolívia e Uruguai. As seleções enfrentarão as adversárias de seus próprios grupos na primeira fase e as duas mais bem colocadas em cada chave avançarão às semifinais, que serão realizadas no sábado, um dia antes da final.

Com 14 títulos conquistados, o Brasil é o maior vencedor do Campeonato Sul-Americano Juvenil. Disputada a cada dois anos desde 1972, a competição só não viu atletas brasileiras no lugar mais alto do pódio em 1980, 1982, 1986 e 1988, quando a seleção do Peru ficou com o título. Nas quatro oportunidades, o Brasil foi o vice-campeão.

– A evolução do grupo foi muito boa, deixou a comissão técnica extremamente satisfeita. Reformulamos o grupo que disputou o último Mundial infanto-juvenil, no ano passado, inserindo seis atletas novas na equipe. Por um lado, a falta de experiência internacional nos preocupa, mas o aumento de qualidade técnica que estas jogadoras proporcionaram ao time nos dá bastante confiança – comenta o Antônio Rizola, que perdeu a ponteira e capitã Letícia às véspera do início da competição.

Como principais rivais na disputa pelo título, Rizola aponta as peruanas, donas da casa, e as argentinas.

– O Peru retomou um forte trabalho nas categorias de base e já apresenta resultados. A equipe participou do Mundial Infanto-Juvenil do ano passado e já garantiu vaga na edição do ano que vem com o vice-campeonato sul-americano nesta temporada. A equipe que participará do Sul-Americano Juvenil é uma mescla destes dois grupos. A Argentina também foi uma rival complicada nos últimos encontros com o Brasil – acredita o treinador brasileiro.

 

 

Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

Confira no eleicoes2008.com.br outras notícias relacionadas com esta matéria

Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.