clicRBS
Nova busca - outros
 

eleições 2008

 

 
29 de abril de 2024
 

Eleições 2008 | 26/09/2008 | 18h49min

Tribunal Superior Eleitoral já julgou 58 recursos de candidatos gaúchos

Processos de candidatos de Gravataí e Tramandaí esperam a avaliação dos magistrados

Roberta Pinto | roberta.pinto@rdgaucha.com.br

O Tribunal Superior Eleitoral já julgou 58 recursos de candidatos gaúchos que concorrem nas eleições deste ano. Ainda restam 75 processos para receber a avaliação dos juízes. Entre eles estão os recursos dos candidatos à prefeitura de Gravataí, Daniel Bordignon e de Elói Braz Sessim, à prefeitura de Tramandaí.

Em todo o país, o TSE julgou 1,5 mil dos 3,3 processos relacionados a registros de candidatura. O prazo para apreciação terminou na quinta-feira, mas o Tribunal convocou sessões extraordinárias para tentar agilizar o procedimento. 

O assessor chefe da Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral do Estado, Josemar Riesgo, explica que se o candidato não tiver obtido o registro até o dia da eleição, ele não é considerado apto. Ele cita a resolução do TSE de fevereiro deste ano que trata da proclamação de candidatos.

— Serão nulos, para todos os efeitos, os votos dados para candidatos inelegíveis ou não registrados. Assim serão considerados aqueles que no dia da votação não possuírem registro. Mesmo que haja recurso pendente de julgamento.

Caso o candidato obtenha o registro após as eleições, existem duas possibilidades: os votos são computados para ele caso seja candidato majoritário ou vão para a legenda no caso de vereadores.

 

RÁDIO GAÚCHA

 

Comente esta matéria

Mais Notícias

Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.