clicRBS
Nova busca - outros
 

eleições 2008

 

 
26 de abril de 2024
 

Porto Alegre | 21/07/2008 | 08h46min

TRE-RS manda Manuela retirar páginas do ar

Orkut e Youtube mantinham conteúdos referentes à candidata

Uma liminar do juiz Ricardo Hermann, da 1ª zona eleitoral da Capital, ordenou na sexta-feira que Manuela D'Ávila (PCdoB) retire do ar comunidade no site de relacionamentos Orkut e vídeos do YouTube com conteúdos referentes à candidatura da deputada federal à prefeitura de Porto Alegre.


Hermann concedeu liminar a partir de representação do Ministério Público Eleitoral. Uma decisão sobre o assunto deverá ocorrer até o final de semana. O juiz, responsável por apreciar todos os casos relativos à propaganda nos meios de comunicação da campanha eleitoral da Capital, aplicou a legislação relativa à internet. Segundo a lei, cada concorrente pode ter apenas um site, um domínio, para divulgar sua candidatura.


O presidente estadual do PCdoB, Adalberto Frasson, afirma que o partido não tem condições de cumprir a liminar de Hermann. Frasson argumenta que a candidata não tem nenhuma responsabilidade sobre as comunidades em sites de relacionamento, que podem ser criadas e publicadas por qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo. O PC do B enviou resposta ao juiz ainda na sexta-feira, logo após a notificação.


– Já respondemos nestes termos. Agora eu espero que o juiz nos ajude, dizendo como cumprir a decisão – assinalou.


Frasson está preocupado com o assunto. Ele inclusive não vê apenas aspectos favoráveis na iniciativa de pessoas que, espontaneamente, resolvem dedicar espaços na internet à Manuela:


– O próprio TSE admite que é difícil controlar isso (as páginas extra-oficiais de candidatos). É perigoso porque um adversário pode, por exemplo, postar algo que venha a prejudicar nossa candidatura.

 

ZERO HORA

 

Comentários

José Luiz Paes do Amaral  - 

Denuncie este comentário22/07/2008 13:39

É um postura ultra conservadora proibir divulgação de idéias, denuncias etc...pela internet.Este novo meio de comunicação é o único em que os candidatos podem se manifestar plenamente,sem restrições de horários para melhor esclarecer o eleitorado. Basta ser responsável, e poder ser responsabilizado, pelo que divulga. Qualquer impecilho a mais só servirá para aumentar a diferença de oportunidades entre os atuais detentores de cargos e os novos candidatos.

Reprodução / 

Página do Orkut fazia propaganda à candidatura de Manuela

Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

Confira no eleicoes2008.com.br outras notícias relacionadas com esta matéria

Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.