clicRBS
Nova busca - outros
 

eleições 2008

 

 
19 de abril de 2024
 

Municípios de SC | 30/06/2008 | 22h42min

PT lança José Fritsch, e PMDB vai com Buligon em Chapecó

Principal cidade do Oeste terá três candidatos a prefeito nas eleições de outubro

Darci Debona | darci.debona@diario.com.br

Chapecó terá três candidatos a prefeito. Na noite de segunda-feira foram lançadas as candidaturas do ex-prefeito e ex-ministro da Pesca José Fritsch, pelo PT, e do ex-secretário de Desenvolvimento Regional Luciano Buligon, pelo PMDB.

O vice de Fritsch ainda não foi definido. A dúvida é entre o vereador Paulinho da Silva (PCdoB) e o deputado estadual Altair Silva (PP). Na chapa de Buligon, o vice é o deputado federal Valdir Colatto, também do PMDB.

O PT e o PMDB negociaram até o final da tarde desta segunda-feira. O presidente do PMDB, Eduardo Pinho Moreira, esteve em Chapecó para participar das reuniões. No entanto, nenhum dos dois partidos abriu mão da cabeça-de-chapa. O PMDB ainda tentava uma coligação com o PC do B, que acabou fechando com o PT.

— Foi a melhor saída para unificar o partido — disse o presidente da executiva municipal do PMDB, Oneide de Paula.

O coordenador do Grupo de Trabalho Eleitoral do PT, Nacir Marchesini, disse que houve uma demora na definição do PMDB. O presidente municipal do PT, Pedro Uczai, afirmou que provavelmente seriam lançadas três chapas para vereador. Uma formada pelo PT, outra formada pelo PP, PDT e PMN e outra formada por PC do B e PSB. Com isso, a coligação majoritária teria seis partidos.

A chapa de situação é formada pelos Democratas João Rodrigues, candidato a prefeito que busca a reeleição, e José Cláudio Caramori, candidato a vice. A chapa homologada na sexta-feira tem o apoio de 11 partidos: DEM, PSDB, PR, PPS, PTB, PSDC, PRP, PV, PRB, PTC e PSL.

 

 

As convenções partidárias em SC
Florianópolis
Esperidião Amin sairá candidato a prefeito pelo PP, tendo como vice Renato Marques, do PTB.
Confirmada a candidatura do deputado licenciado César Souza Júnior, do Democratas, como prefeito, e de Walter da Luz, o doutor Juca, como vice-prefeito.
O PMDB homologou a candidatura do atual prefeito Dário Berger à reeleição. A vice-prefeitura ficou com o vereador João Batista Nunes (PR). A coligação ainda conta com cinco partidos: PRB, PRTB, PSC, PT do B e PSB, com ressalva para o último, que, em função de discordâncias internas quanto à aliança, ainda não oficializou a união.
O PV homologou a candidatura de Gerson Basso a vice-prefeito na chapa que tem Nildomar Freire (PT), o Nildão, como prefeito.
O nome de Aderbal (Tico) Lacerda, do PDT — neto do ex-governador Jorge Lacerda — foi definido para ser o vice-prefeito de Angela Albino, do PCdoB.
Na convenção do PSOL, foram homologadas as candidaturas de Afrânio Boppré como prefeito e José Laureano Teixeira como o vice, em uma chapa pura. Mas o partido não descarta uma coligação na majoritária com o PSTU e vai realizar reunião durante a semana para definir a aliança.
Elpídio Neves será candidato a prefeito pelo PTC, mas seu vice ainda não foi definido.
São José
Círio Vandresen sairá candidato a prefeito pelo PT. Para a vice-prefeitura, foi confirmado o nome de Osni Meurer, do PP.
A candidatura da vereadora Sandra Martins (DEM) à vice-prefeita do tucano Fernando Elias, que pleiteia a reeleição, também foi homologada.
Telmo Vieira, do PDT, sairá como vice de Djalma Berger, do PSB. Na coligação ainda entram PTdoB e PRP.
O PSTU sai com Carlos Müller como candidato a prefeito e o PSOL com o candidato a vice, Nilton José Coelho Neto.
O professor Pedro Francisco da Rosa, do PPS, sairá como candidato a vice-prefeito de Adeliana Dal Pont, do PMDB.
Palhoça
Ronério Heiderscheidt será o candidato a prefeito do PMDB, na aliança que conta com nove partidos, entre eles, o DEM, PSDB, PR, PSB, PTB, PDT, PV, PSC e PRTB. O Democratas enviou uma lista de 12 nomes que seriam possíveis candidatos a vice de Ronério. Dentre eles, foi escolhido o do empresário Walmir Schwinden, mas em convenção nesta segunda-feira o partido decidiu, de forma provisória, que lançará candidatos próprios a prefeito e vice, embora os nomes ainda não tenham sido decididos.
O PC do B tem o vereador Edson Ari Bernardo (o Tatuíra) como candidato a prefeito.
Joinville
O PPS confirmou o apoio a Mauro Mariani (PMDB) e deve indicar José Aluizio Vieira, o Dr. Xuxo, vice.
O PDT já confirmou a candidatura de Rodrigo Bornholdt e o PSOL oficializou Edilson Nunes, que terá Maria Lopes como vice.
Foram confirmadas as candidaturas do deputados estaduais Darci de Matos (DEM) e Kennedy Nunes (PP) e do deputado federal Carlito Merss (PT). Também foram definidos os nomes do vereador Fábio Dalonso (PSDB), como vice de Darci, e de Nelson Trigo (PP), de Kennedy.
Candidato do PV é Rogério Novaes.
Blumenau
O nome do ex-prefeito e atual deputado federal Décio Lima (PT) foi confirmado como candidato a prefeito de Blumenau, na última convenção partidária. Ao lado dele estará o médico cirurgião Amauri Cadore (PDT). A coligação recebeu o apoio oficial de PSB e PR, que aguardavam a convenção do PT para definir seus rumos. Além destes, outros cinco partidos confirmaram a composição da aliança: PSDC, PPN, PTdoB, PTC e PCdoB.
O deputado estadual Ivan Naatz (PV) foi confirmado cabeça-de-chapa na composição que une PV e PPS. O vereador Angelo Roncáglio (PPS) vai concorrer como vice.
João Paulo Kleinübing (DEM) foi aclamado candidato à reeleição pela aliança composta por DEM, PMDB, PSDB, PTB, PSC, PSL, PRB, PRP e PP.
Dari Diehl e Hartmut Kraft, para prefeito e vice-prefeito, respectivamente, compõem a chapa pura do PSOL.
Joaçaba
O PSDB resolveu concorrer com chapa pura tanto na majoritária quanto na proporcional. Como candidatos a prefeito e vice, os tucanos escolheram o ex-secretário regional, Jorge Dresch, e Celso Luiz Brancher.
Depois de nove anos com candidatos concorrendo à prefeitura e tendo o atual prefeito, o PMDB vai compor a chapa como vice do PT. Chico Volpato é o candidato a prefeito e Marcos Weiss a vice. Ainda compõem a coligação PDT, PPS e PSB.
O DEM de Joaçaba oficializou Rafael Laske como candidato a prefeito e o progressista Joventino De Marco como vice. Por enquanto, também compõem a coligação, PV e PRB.
Itajaí
O peemedebista João Roberto Schmitt será o candidato a vice de Volnei Morastoni (PT), que disputará a reeleição.
O PP homologou a candidatura de Jandir Bellini para concorrer a prefeitura de Itajaí. DEM e PSDB confirmaram a aliança com o PP e a vereadora Dalva Rhenius (DEM) será candidata a vice de Bellini.
Balneário Camboriú
Dado Cherem é o candidato a prefeito do PSDB e tem como vice o verador Nelson Nitz (DEM).
O PT homologou a candidatura do verador Leko Benvenutti a prefeito e fez aliança com o PP, que indicou o vereador Fábio Flôr como vice.
O PMDB, do candidato a prefeito Édson Piriquito, coligou com o PSB e o PR, mas não definiu o nome do candidato a vice.
O PPS confirmou a candidatura de Claudir Maciel a prefeito e a coligação com o PDT, que ainda vai definir o candidato a vice
Chapecó
O vice do candidato a prefeito José Fritsch (PT) ainda não foi definido. A dúvida é entre o vereador Paulinho da Silva (PCdoB) e o deputado estadual Altair Silva (PP).
Na chapa de Luciano Buligon (PMDB), o vice é o deputado federal Valdir Colatto, também do PMDB
A chapa de situação é formada pelos Democratas João Rodrigues, candidato a prefeito que busca a reeleição, e José Cláudio Caramori, candidato a vice. A chapa homologada na tem o apoio de 11 partidos: DEM, PSDB, PR, PPS, PTB, PSDC, PRP, PV, PRB, PTC e PSL.
São Bento do Sul
O PMDB confirmou a candidatura do prefeito Fernando Mallon. Ele vai tentar a reeleição em outubro e terá ao seu lado o atual vice-prefeito, Ernesto Rank. Durante a convenção também foram definidos os candidatos a vereador. Na proporcional o partido está coligado com o PT, que indicou três candidatos na chapa peemedebista.
O outro candidato à prefeitura de São Bento do Sul é Rogério Fossati Pinto, do PSOL.
O engenheiro Magno Bollmann (PP) encabeça a chapa com o empresário Flávio Schummacher (DEM) como seu vice.
Lages
A convenção do PSDB decidiu que o empresário e vereador Luis Carlos Pinheiro será o candidato a vice do atual prefeito, Renato Nunes de Oliveira, o Renatinho (PP).
Foram oficializadas as candidaturas do deputado federal e ex-prefeito Fernando Agostini, o Coruja (PPS), a prefeito, e do ex-vereador e ex-secretário do Desenvolvimento Regional Osvaldo Uncini (DEM) como vice.
Tubarão
Manoel Bertoncini (PSDB), Genésio Goulart (PMDB) e Olávio Falchetti (PT) vão decidir quem irá substituir Carlos Stüpp no próximo mandato. O médico Manoel Bertoncini, candidato do partido do atual prefeito, vai reforçado por uma coligação formada por PDT, PP, PPS e PTB. O vice de Bertoncini é o presidente da Câmara de Vereadores, Pepê Colaço.
O grande adversário dos tucanos é o deputado estadual e ex-prefeito Genésio Goulart (PMDB). Um diferencial de Goulart na busca de votos é a presença do vice Irmoto Feuerschuette, ex-prefeito de Tubarão e que tem grande prestígio no meio político de Tubarão.
Quem corre por favor é o PT do empresário Olávio Falchetti. A convenção do partido confirmou a chapa pura, sem aliados.
Criciúma
O PMDB oficializou os nomes de Acélio Casagrande (PMDB) para prefeito e de Celso Menezes (DEM) para vice. A aliança ainda conta com PPS, PSB, PSC e PRB.
O PDT homologou o nome de Gelson Fernandes à vice de Décio Góes (PT), cujo partido contará com a força do PCdoB.
Já o PSDB do deputado estadual Clésio Salvaro, que disputa as eleições para prefeito, e o PP de Márcio Búrigo, vice de Salvaro, se adiantaram e homologaram as candidaturas no início de junho. A dupla ainda terá o apoio de PTB e PR.

Comentários

Lucas Fach  - 

Denuncie este comentário01/07/2008 16:20

Caros amigos... Como por aqui não é falado muito do meu Alto Vale, quero adiantar-lhes que depois de muitos anos, Taió terá três chapas: PR/PP/PDT/PDT/PT: Zeca Goetten e Jonas Gomes (Atuais prefeito e vice) PMDB: Horst Purnhagen e Ademar Dalfovo (ex prefeitos ) PSDB/ DEM: Gladimir Luiz Trentini e Moacir Oenning (Vereador mais votado três vezes e o Moacir, ex vice-prefeito) As fichas estão lançadas. Vamos ver! Abraço

Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

Confira no eleicoes2008.com.br outras notícias relacionadas com esta matéria

Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.