clicRBS
Nova busca - outros
 

eleições 2008

 

 
18 de maio de 2024
 

Eleições 2008 | 27/06/2008 | 19h45min

Partidos realizam convenções para escolher candidatos em Santa Catarina

Estado terá este ano, pela primeira vez, eleições em dois turnos em três cidades

O final de semana será movimentado em todos os municípios catarinenses por causa das convenções dos partidos políticos, que escolhem os candidatos às prefeituras e câmaras de vereadores.

O prazo da lei eleitoral para os partidos homologarem as candidaturas termina na segunda-feira, mas os partidos devem aproveitar o domingo para atrair mais filiados e eleitores às convenções.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), cerca de 15 mil candidaturas a prefeito e vereador devem ser inscritas até o dia 5 de julho nas 103 zonas eleitorais de Santa Catarina. O número não deve sofrer grandes alterações em relação às eleições de 2004.

De acordo com a Coordenadoria de Registros e Informações Processuais do TRE, nas últimas eleições municipais, em 2004, menos de mil inscrições para vereadores e prefeitos não se converteram em candidaturas. Um total de 14.702 candidatos se inscreveram e 13.868 efetivamente concorreram.

Segundo turno poderá ocorrer em três cidades

Santa Catarina terá este ano, pela primeira vez, eleições em dois turnos em três cidades: Florianópolis, Joinville e Blumenau. Outros dois fatos novos desta eleição são a mistura das coligações, com vários cruzamentos diferentes nos municípios, e a inédita aliança do PT com o PP em mais de 35 cidades, incluindo São José, Laguna e Araranguá.

Além disso, nesta campanha a lei eleitoral está mais rigorosa em relação à propaganda e ao uso da máquina pública, o que pode provocar mais julgamentos na justiça eleitoral.

O TRE estima ainda que o percentual legal de mulheres candidatas em Santa Catarina, que conforme a Lei Eleitoral deve ser de no mínimo de 30%, novamente fique abaixo do esperado.

As candidaturas

Na Capital, pelo menos seis nomes que concorrem pelos partidos com maior representação devem ser homologados para disputar a prefeitura.

Dois nomes são considerados fortes: o do prefeito Dário Berger (PMDB) e o ex-governador, ex-senador e ex-prefeito Esperidião Amin (PP). O deputado César Souza Júnior (DEM), apresenta-se com proposta de renovação, aliado ao PSDB e ao PPS. Nildomar Freire (PT), Ângela Albino (PC do B) e Afrânio Boppré (PSOL), são os postulantes pelos partidos de esquerda.

Em Joinville, quatro nomes fortes deverão disputar a prefeitura: Darci de Mattos (DEM), Carlito Merss (PT), Mauro Mariani (PMDB) e Kennedy Nunes (PP).

Blumenau deverá ter uma campanha polarizada entre o prefeito João Paulo Kleinübing (DEM) e o deputado federal Décio Lima (PT).

Acompanhe o comentário do jornalista Moacir Pereira.

 

DIARIO.COM.BR

 

Comentários

carlos abrao dalmagro

Denuncie este comentário30/06/2008 23:33

comentar sobre convençoes em orleansa sc

Comente esta matéria

Mais Notícias

Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.