clicRBS
Nova busca - outros
 

eleições 2008

 

 
20 de abril de 2024
 

Municípios de SC | 10/06/2008 | 02h35min

Tríplice Aliança disputa pleito em Chapecó

Definição ocorreu com a participação de presidentes de 10 partidos

Darci Debona | darci.debona@diario.com.brAtualizada às 11h03min

A Tríplice Aliança (DEM, PMDB e PSDB) que reelegeu o governador Luiz Henrique da Silveira em 2006, será repetida em Chapecó. Nesta segunda-feira, em reunião-almoço realizada no restaurante Barriga Verde, com presidentes municipais de 10 partidos, o PMDB confirmou o apoio ao projeto de reeleição de João Rodrigues.

— Estamos juntos no seu projeto e no projeto de Chapecó — disse o presidente do PMDB e secretário de Desenvolvimento Regional de Chapecó, Valdir Crestani.

A decisão do PMDB era um dos fatos mais aguardados em Chapecó, depois que o partido recebeu convite do PT. Havia também a possibilidade de candidatura própria. O gesto, segundo Crestani, foi referendado pelo governador Luiz Henrique da Silveira.

Além do PMDB, também confirmaram o apoio as lideranças do PSDB, PTB, PR, PPS, PSDC, PTC, PRB e PRP.
Com isso João Rodrigues deve liderar uma coligação com 10 partidos. O que falta é definir quem será o vice-prefeito. De acordo com o presidente dos Democratas, José Cláudio Caramori, a composição da chapa será definida através de um conselho formado pelos presidentes dos 10 partidos da coligação.

Durante a reunião houve um momento de tensão. O ex-presidente do PMDB, Dirceu Fortes, pediu a palavra e divulgou um manifesto da corrente "PMDB das Bases". Quando se imaginava um possível racha no partido, Fortes disse que o grupo concorda em apoiar a atual administração, mas quer uma decisão de consenso em relação ao nome do partido que poderá ser candidato a vice de João Rodrigues.

O nome mais cotado e referendado pela executiva até o momento é o de Luciano Buligon, que deixou a secretaria regional na semana passada. No entanto, segundo Fortes, há outros nomes como os dos advogados Sílvio Zmijevski e Ivo Gerlach e do ex-presidente da Chapecoense, Edir de Marco.

Resta saber agora se a oposição lançará uma coligação única, reunindo PT, PC do B, PP e PDT. O PT indicou o nome do ex-prefeito José Fritsch. O PC do B indicou o vereador Paulinho da Silva. O deputado estadual Altair Silva, e o nome do PT. O PDT disponibilizou os nomes do vereador Alsari Balbinot, do empresário Gui Pereira e de Jaime Miotto.

 

 

Comente esta matéria

Mais Notícias

Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.