clicRBS
Nova busca - outros
 

eleições 2008

 

 
25 de abril de 2024
 

Rita Sanco

Número
13


Partido
PT


Votos
68.553


Vice
Cristiano Kingeski Lucrecio


Partido
PT


Coligação
A Mudança Continua, Frente Trabalhista Popular (PT- PDT - PRB - PV - PCdoB - PSC - PTC)


Natural de Gravataí, Rita Terezinha Sanco Lima, 54 anos, nasceu em 16 de julho de 1953. Filha de Américo e Ivone Sanco, é casada com Júlio Lima, com quem tem dois filhos, Cesar, 23 anos e Raquel, 24.


Professora de história, formada pela Unisinos, foi eleita diretora do 22º Núcleo e membro do Conselho Geral do Cpers/Sindicato. Entre 1972 e 1997, exerceu o magistério em escolas públicas e lecionou nas escolas privadas Santa Catarina, em Cachoeirinha, e Gensa, em Gravataí. Rita também atuou como diretora reeleita na Escola Estadual Ponche Verde, em Gravataí.


Em 2002, presidiu a Câmara Municipal, ocasião em que conduziu a construção da sede própria do Legislativo. Dirigiu o Departamento Municipal de Habitação de janeiro de 2005 a setembro de 2006, durante o governo de Sérgio Stasinski. Desde então, Rita cumpria seu terceiro mandato como vereadora, cargo que deixou em abril de 2008 para concorrer à prefeitura.


Filiada ao PT desde 1985, Rita Sanco atua nos diretórios Municipal e Estadual do partido.


A candidata substitui Daniel Bordignon que teve a candidatura cassada após rejeição do Tribunal de Contas da União (TCU) à prestação de contas de um convênio da prefeitura de Gravataí com o governo federal na época em que foi prefeito do município. O deputado chegou a recorrer da decisão da Justiça Eleitoral gaúcha, que não aceitou o registro de sua candidatura, mas o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou provimento ao recurso.


Prefeito do município por duas vezes, de 1997 a 2000 e de 2001 a 2004, Bordignon teve as contas de seu primeiro mandato rejeitadas pelo TCU em razão de supostas irregularidades em convênio com a Funasa. O Tribunal averiguou gastos não-declarados no valor de R$ 5.967,95, que seriam destinados à compra de equipamentos para controle de tuberculose.

Situação: Deferido

Rita Sanco substitui Daniel Bordignon na corrida à prefeitura de Gravataí (Divulgação)

Rita Sanco substitui Daniel Bordignon na corrida à prefeitura de Gravataí (Divulgação)


    Grupo RBS

    Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.