clicRBS
Nova busca - outros
 

eleições 2008

 

 
14 de agosto de 2020
 

Orlando Desconsi

Número
13

Partido
PT


Votos
17.230


Vice
Sandra Marisa Allebrandt Padilha

Partido
PCdoB

Coligação
Santa Rosa Pode Mais (PCdoB - PV - PT)


Ainda guri, Orlando Desconsi se fixou na Santa Rosa que pretende governar graças a um conselho do irmão. Criado no interior de Doutor Maurício Cardoso, Desconsi foi um dia até a cidade, na década de 80, para se despedir de familiares. Iria seguir viagem para o Mato Grosso, onde começaria sua vida. Mas o irmão o convenceu a ficar e a prestar vestibular na cidade.


Antes de se tornar sindicalista, líder estudantil e deputado federal no município, o político ajudava os pais na lavoura, em Esquina Londero. Caçula de oito irmãos, plantava soja, milho e cuidava da criação de suínos e do gado leiteiro. Hoje aos 44 anos, Desconsi se dedica à política, à mulher Vera Lúcia e às filhas Eduarda, 16, e Mariana, 13.


Ao seguir o conselho do irmão, fez vestibular e formou-se em Educação Física. Por 19 anos, atuou como bancário e chegou a assumir o sindicato que representa a categoria. Quando cursou Direito na Unijuí, participou de movimentos estudantis que tiveram ganhos como, por exemplo, a redução das mensalidades.


Na disputa pela prefeitura de Santa Rosa, Desconsi não é iniciante. Já fizera duas outras tentativas, em 96 e 2000, sempre pelo PT, sigla a qual é filiado há 14 anos. Mas o primeiro cargo político que ocupou foi em Brasília. Por um ano e três meses, como suplente, assumiu como deputado federal. Neste período, início de 2000, o então desconhecido político no cenário nacional ganhou visibilidade. Desarquivou o projeto que acabava com o recesso parlamentar e com o pagamento das sessões extraordinárias. Na eleição seguinte, em 2002, elegeu-se deputado federal e cumpriu os quatro anos de mandato.

Situação: Deferido


Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.