clicRBS
Nova busca - outros
 

eleições 2008

 

 
29 de março de 2024
 

Fábio Branco

Número
15

Partido
PMDB


Votos
60.471


Vice
Adinelson Troca


Partido
PSDB


Coligação
Rio Grande Unido e Forte (PMDB - PSDB - PTB - PPS - PSB - PRB - PR - PP - PSC - PHS - PDT)


Ainda que discorde do termo dinastia, Fábio de Oliveira Branco é um dos três políticos da família Branco que já ocuparam o cargo de prefeito de Rio Grande. Primeiro foi o tio, Wilson, depois, ele próprio e, atualmente, seu primo Janir. A reeleição em 2004 não foi possível porque Fábio teve a candidatura impugnada, depois que o TRE condenou o uso de ambulâncias da prefeitura como forma de propaganda eleitoral irregular.


Sem formação universitária, ele trabalhou como vendedor até começar a assessorar o tio Wilson Branco, que presidia a Colônia de Pescadores Z-1. Manteve-se ao lado dele durante seus mandatos de vereador (foi assessor parlamentar) e prefeito (foi supervisor da Secretaria de Agricultura). Com a popularidade ganha junto à população, acabou elegendo-se prefeito aos 29 anos, com mais de 50% dos votos, após a morte de Wilson, em 2000.


Em 2004, deixou a candidatura a prefeito, a quatro dias da eleição, ao primo Janir – que à época era deputado estadual – por conta da decisão da Justiça Eleitoral.


Mas não se afastou da prefeitura. Durante a administração do primo, foi secretário de Obras e Viação por sete meses. Depois seguiu como chefe de gabinete do prefeito. É casado com Luciane Compiani, que concorre a vereadora na cidade, e pai de três filhos.

Situação: Deferido

Três políticos da família Branco já ocuparam o cargo de prefeito de Rio Grande (Divulgação/TSE)

Três políticos da família Branco já ocuparam o cargo de prefeito de Rio Grande (Divulgação/TSE)


    Grupo RBS

    Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.