clicRBS
Nova busca - outros
 

eleições 2008

 

 
29 de março de 2024
 

Tarcísio Zimmermann

Número
13


Partido
PT


Votos
70.442


Vice
Maria Lorena Mayer


Partido
PDT


Coligação
Meu Coração Diz Sim (PT – PDT – PR – PRB - PCdoB)


Tarcísio João Zimmermann, 54 anos, nasceu no município de Santo Cristo no dia 24 de julho de 1954. É filho de um casal de pequenos agricultores e tem 12 irmãos. Aos 10 anos, saiu da casa dos pais para estudar no seminário da Ordem dos Missionários da Sagrada Família, em Santo Ângelo. O envolvimento político iniciou-se na adolescência, quando conciliava a militância na juventude do antigo MDB com os estudos e o trabalho de auxiliar de escritório.


Em 1976, em Porto Alegre, Zimmermann dividia seu tempo entre o trabalho na Banrisul Processamento de Dados, o curso de Sociologia da UFRGS e as atividades da Tendência Socialista do MDB. No final dos anos 70, participou do movimento de fundação do PT.


Em 1989, mudou-se para Novo Hamburgo com a esposa, a cirurgiã-dentista Silvia, mãe de seus dois filhos: Mateus, 25 anos, e Guilherme, 22. No Vale dos Sinos, passou a dedicar-se às causas dos trabalhadores do calçado, atuando na formação e organização sindical.


Em 1998, elegeu-se deputado federal pela primeira vez. Durante a gestão de Olívio Dutra, assumiu o comando da Secretaria Estadual do Trabalho, Cidadania e Assistência Social. Nesse período, instituiu no RS o Piso Salarial Regional e criou alguns dos principais programas sociais do Estado, como o “Primeiro Emprego”, o “Família Cidadã”, o “Qualificar RS” e o “Coletivos de Trabalho”. Sob sua liderança na Secretaria, foi extinta a FEBEM e criadas as Fundações de Proteção Especial e de Medidas Sócio Educativas (FASE).


Em seu terceiro mandato como deputado federal, foi reconhecido pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), que o incluiu na lista dos 100 deputados mais influentes do Congresso.

Situação: Deferido

Zimmermann concorre pela terceira vez à prefeitura (Miro de Souza/ZH/Banco de Dados)

Zimmermann concorre pela terceira vez à prefeitura (Miro de Souza/ZH/Banco de Dados)


    Grupo RBS

    Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.