clicRBS
Nova busca - outros
 

eleições 2008

 

 
28 de março de 2024
 

Pepe

Número
13

Partido
PT

Vice
Dilce Abgail Rodrigues Pereira

Partido
PCdoB

Coligação
Frente Popular (PT – PcdoB – PMN - PSL)

Gilberto José Spier Vargas, conhecido como Pepe Vargas, nasceu em 29 de outubro de 1958 em Nova Petrópolis (RS), mas vive em Caxias do Sul há 45 anos. É filho de Carmem Spier Vargas e Mauro Diniz de Vargas. Médico de formação, é casado com a vereadora Ana Corso, também do PT, desde 1989, com quem tem duas filhas: Isadora, 19 anos, e Gabriela, 13.


Pepe Vargas iniciou sua militância política no movimento estudantil. Filiado ao PT desde 1981, foi vereador (1989-1992), deputado estadual (1995-1996) e prefeito de Caxias do Sul por duas vezes: eleito em 1996 e reeleito em 2000. É deputado federal, eleito em 2006 com 124.686 votos, sendo o deputado federal mais votado do PT na eleição de 2006.


Quando vereador recusou receber um aumento salarial de 99%. Aumento que posteriormente foi considerado ilegal e os demais vereadores foram condenados a devolver os valores aos cofres públicos. Como deputado estadual atuou nas Comissões de Saúde e Meio Ambiente e de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo. Foi relator de uma CPI que constatou irregularidades em contratos da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), que culminou no indiciamento de diversos diretores e funcionários da empresa pública.


Sua administração na prefeitura de Caixas do Sul recebeu diversas premiações, como a de "Melhores Práticas em Gestão Local", da Caixa Econômica Federal, e a de "Prefeito Amigo da Criança", da Fundação Abrinq. Durante sua gestão Caxias do Sul conquistou o posto de cidade gaúcha com melhor qualidade de vida, sendo a primeira colocada no "Índice de Desenvolvimento Socioeconômico", da Fundação Estadual de Economia e Estatística, graças aos investimentos em saúde, educação e saneamento.


Site do candidato

Situação: Deferido


Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.