clicRBS
Nova busca - outros
 

eleições 2008

 

 
20 de abril de 2024
 

Onyx Lorenzoni

Número
25

Partido
DEM

Vice
Diogo Paz Bier

Partido
PP

Coligação
Porto Futuro Alegre (DEM - PP - PSC)

Onyx Dornelles Lorenzoni nasceu em 3 de outubro de 1954, em Porto Alegre. Descendente de italianos que migraram para o Brasil no final do século XIX, Onyx Lorenzoni é filho de Dalva Dornelles Lorenzoni e Rheno Julio Lorenzoni. Formou-se em 1976 pela faculdade de Medicina Veterinária na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e chegou a realizar estágio em Traumatologia e Ortopedia na Universidade da Califórnia, em Davis, nos Estados Unidos.

Clique aqui e confira o audioslide da série "O jeito de viver dos candidatos"


Casado com a pedagoga Hellen Cardia Lorenzoni, é pai de quatro filhos. Sua primeira filiação política foi no PL, partido onde permaneceu por dez anos. Por discordar com os rumos do partido, na época, e para conservar sua ideologia doutrinária, mudou-se para o então PFL, atual DEM. Foi o primeiro líder do partido na Câmara dos Deputados, em 20 anos, que não pertencia ao eixo Sudeste- Nordeste.


Em 2004, concorreu para a prefeitura de Porto Alegre tendo como vice, Paulo Brum, do PSDB, e ficando em 3º lugar no primeiro turno. Também foi sub-relator da CPMI dos Correios, onde apresentou a proposta de Criação de um Sistema Nacional de Combate à Corrupção. É o presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados.


Em 2007, foi apontado pelo Departamento Intersindical de Apoio Parlamentar (DIAP) ficou entre os dez parlamentares mais destacados por sua articulação política. Tem dois livros publicados: Os 500 dias do PT no Governo são outros 500 e A Máfia da Estrela.


Site do candidato

Situação: Deferido


Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.