clicRBS
Nova busca - outros
 

eleições 2008

 

 
25 de abril de 2024
 

Maria do Rosário

Número
13

Partido
PT

Vice
Marcelo Tuerlinkx Danéris

Partido
PT

Coligação
Frente Popular (PT - PRB - PTC - PSL)

Maria do Rosário Nunes, 41 anos, nasceu em Veranópolis em 22 de novembro de 1966. É filha do funcionário público Agílio Nunes (falecido) e da dona de casa Hilda Fiorentin Nunes. A família se mudou para Porto Alegre em 1973 e passou a residir no bairro Partenon. Casada com o professor Eliezer Pacheco, é mãe de Maria Laura, oito anos.


Clique aqui e confira o audioslide da série "O jeito de viver dos candidatos"

Professora da rede pública, com especialização em estudos sobre violência doméstica, pela Universidade de São Paulo (USP), atualmente é acadêmica de mestrado na temática de gênero, educação e sexualidade, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).


Iniciou sua militância no movimento estudantil secundarista e no Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (CPERS/Sindicato). Foi vereadora de Porto Alegre de 1993 a 1996 pelo PT. Reeleita para o cargo, deixou-o em 1999 para tornar-se deputada estadual. Durante este período, foi presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos e vice-presidente da Assembléia Legislativa gaúcha por dois anos.


Em 2002, foi eleita deputada federal. Durante o primeiro mandato, foi relatora da CPI Mista que investigou as redes de exploração sexual de crianças e adolescentes. Coordenou a Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e integrou as comissões de Educação e Cultura, e Constituição, Justiça e Cidadania. Além disso, já participou das comissões de Direitos Humanos e Minorias, Seguridade Social e Família, e representou a Câmara na Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos durante a Ditadura Militar. Foi ainda presidente da Comissão Especial da Lei Nacional da Adoção. Em 2004 foi candidata à vice-prefeita de Porto Alegre e em 2006 foi reeleita deputada federal.


Site da candidata

Situação: Deferido


Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.