clicRBS
Nova busca - outros
 

eleições 2008

 

 
25 de abril de 2024
 

Luciana Genro

Número
50

Partido
PSOL

Vice
Édison Pereira de Souza

Partido
PV

Coligação
Sol e Verde (PSOL - PV)

Luciana Krebs Genro, 37 anos, nasceu em Santa Maria em 17 de janeiro de 1971. Com dois anos de idade, entretanto, já morava em Porto Alegre. É a primogênita da médica Sandra Krebs Genro e do advogado Tarso Genro, atual ministro da Justiça e ex-prefeito da capital gaúcha. Professora de inglês, a atual deputada federal tem uma irmã, Vanessa, médica. Casada há 14 anos com Sérgio, jornalista, Luciana é mãe de Fernando, 20 anos, jogador de futebol.


Clique aqui e confira o audioslide da série "O jeito de viver dos candidatos"


Começou a militância estudantil do colégio Júlio de Castilhos, aos 14 anos. Desde criança, porém, respirou um ambiente de lutas democráticas e políticas, já que seu pai teve atuação ativa na luta contra a ditadura militar e foi para o exílio no início da década de 70.


Em 1994, foi eleita deputada estadual com 17 mil votos pelo PT. Seu mandato foi marcado pela luta contra as privatizações da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) e Companhia Rio-Grandense de Telecomunicações (CRT). Foi reeleita deputada estadual em 1998 com o dobro dos votos, 36 mil ao total. A combatividade também marcou seu segundo cargo eletivo. Foi nesse período que integrou uma frente pela melhoria da escola pública e de melhores salários para os trabalhadores em educação.


Em 2002 disputou a cadeira de deputada federal, obtendo 100 mil votos, quase três vezes mais do que a votação anterior. Como uma das principais opositoras da política do governo Lula, combateu a reforma da Previdência – fato que provocou seu rompimento e expulsão do PT, em dezembro de 2003. No ano seguinte, participou da formação do PSOL juntamente com os políticos Heloísa Helena e Babá. Em 2006, foi eleita a deputada federal mais votada em Porto Alegre, com mais de 185 mil votos.


Site da candidata

Situação: Deferido


Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.