clicRBS
Nova busca - outros
 

eleições 2008

 

 
19 de abril de 2024
 

Eleições 2008 | 07/07/2008 | 01h13min

Debate: Educação e Desenvolvimento Econômico estão entre os temas das perguntas

Temas foram sorteados para que candidatos fizessem perguntas entre si

O quarto bloco do debate dos candidatos à prefeitura de Porto Alegre foi composto por perguntas temáticas feitas entre os concorrentes. Os participantes tiveram 30 segundos para fazer as perguntas e um minuto e meio para as respostas.


Saúde


Manuela D’Ávila (PCdoB) perguntou para Maria do Rosário (PT) quais são as propostas da candidata para a saúde no município. Rosário respondeu dizendo que pretende focar no Programa de Saúde da Família e nos serviços de atenção básica. A candidata prometeu ainda, criar um centro de especialidades médicas para combater as filas enfrentadas pela população.


Transportes


Onyx Lorenzoni (DEM) perguntou para Luciana Genro (PSOL) sobre a proposta da candidata com relação ao transporte público na cidade. Luciana Genro afirmou que pretende fazer uma nova licitação para o transporte coletivo e implantar um novo sistema que amplie o funcionamento de ônibus durante a noite e a madrugada para que a população possa se deslocar dos bairros até os locais de lazer noturno.


Segurança


Nelson Marchezan Jr. (PSDB) perguntou a Onyx Lorenzoni sobre as propostas do candidato com relação à segurança pública do município. O candidato destacou que a população não consegue sair dos bairros e ir até o centro da cidade por causa da criminalidade no local. Lorenzoni afirmou que pretende focar no trabalho de prevenção realizado pela guarda municipal.


Política social


Luciana Genro perguntou para Manuela D’Ávila se a candidata irá pedir aumento do próprio salário caso seja eleita prefeita de Porto Alegre. Manuela respondeu que não e afirmou que pretende focar suas políticas sociais nos jovens e na capacitação profissional das pessoas que estão desempregadas.


Desenvolvimento urbano


Maria do Rosário perguntou a José Fogaça (PMDB) como ele vê a integração entre desenvolvimento urbano, transporte e habitação popular em Porto Alegre. José Fogaça respondeu que acredita que o metrô é uma necessidade urgente para a cidade e que é preciso que os recursos para a construção deste sistema de transporte precisam do apoio do governo federal.


Desenvolvimento econômico


José Fogaça perguntou a Paulo Rogowski (PHS) como o desenvolvimento econômico pode ser aliado à política social. Rogowski respondeu dizendo que as duas questões não podem ser dissociadas. O candidato ainda afirmou que pretende criar um banco municipal para gerenciar recursos, oferecer crédito a trabalhadores informais e oportunizar financiamento de moradias populares.


Educação


Paulo Rogowski perguntou a Nelson Marchezan Jr se o candidato é a favor das universidade públicas. O candidato respondeu que sim, mas que sua administração não deve tratar desta questão no primeiro ano de governo. Marchezan Jr. disse ainda que pretende contar com o apoio de todos os partidos para investir na qualidade dos serviços de educação oferecidos no município.

 

CLIC RBS

 

Comentários

Paulo Ricardo de Vargas Lopes  - 

Denuncie este comentário07/07/2008 01:34

Pena que os candidatos à prefeitura não aproveitaram o debate e ficaram somente no " superficial". Não observei nenhuma proposta concreta e inovadora para os problemas da cidade. Insistem em reproduzir antigas táticas e discursos de campanha. É lamentável e espero que melhore o nível do debate. Tantos candidatos e quanta pobreza política.

Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

Confira no eleicoes2008.com.br outras notícias relacionadas com esta matéria

Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.