O Ministério Público encaminhou nesta sexta-feira denúncia à Justiça contra cinco pessoas por crime eleitoral em Santa Catarina. Lourdes Baesso, José Alcioni Pereira e Maria de Fátima Pereira são acusados de declarar endereço falso para conseguir trocar o título eleitoral para Araquari. O MP atestou que os três moram em Joinville. Osvaldo Bening e Claudia da Luz, que assinam a declaração dizendo que os três moram em Araquari, também foram denunciados.
Claudia da Luz é nora de Marlene Simon da Silva (DEM), pré-candidata à vereadora em Araquari. Fabiano Floriani Garcia (DEM), ex-secretário de negócios da prefeitura e filho do ex-prefeito Francisco Garcia (DEM), confirmou que Marlene é pré-candidata a vereadora pelo partido. Ela se candidatou em 2004, fez 242 votos, mas não se elegeu.
A reportagem de "A Notícia" contatou com Claudia da Luz por telefone, mas ela não quis falar sobre o assunto.
– Porque
vocês não fazem matéria sobre a falta de saneamento, de
educação? Deixa a gente em paz, deixa cada um fazer sua campanha em paz. Eu não tenho nada para dizer para vocês, qualquer coisa você procura o meu advogado – afirmou Claudia, que não quis informar o número de telefone de seu advogado.
Claudia teria dado declaração de residência para Lourdes Baesso. O documento diz que Lourdes morava no número 3.500 da Estrada Geral do Morro Grande, na Barra do Itapocu. No endereço, há apenas um pasto para cavalos. Do lado esquerdo do terreno, um casebre de madeira com o número 3.560, e do outro, um sítio, com o número 3.486.
Segundo o promotor eleitoral Cristian Richard Stähelin Oliveira, autor da denúncia, mais cinco processos investigativos estão em andamento desde que "AN" denunciou suposto esquema de transporte ilegal de eleitores.
– Queremos saber se esses eleitores foram induzidos ou pagos para trocar de domicílio.
A NOTÍCIA
Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.