Em respeito ao que determina a legislação eleitoral, José Fortunati deixará o cargo de secretário do Planejamento Municipal de Porto Alegre na tarde desta quarta-feira. O ex-deputado federal e ex-vice-prefeito pelo PT deve ocupar o lugar de vice na chapa de José Fogaça à reeleição. De acordo com os acordos feitos em maio, está será a primeira vez que o PDT não terá candidatura própria em eleições na Capital. Em seu lugar assume Ricardo Gothe, que até então cumpria a função de chefe-de-gabinete na mesma pasta.
A decisão de se coligar com Fogaça foi tomada ontem, com a votação de membros do diretório do partido na Capital e de integrantes do diretório estadual com domicílio eleitoral em Porto Alegre. Mesmo com a resistência do ex-governador Alceu Collares à aliança, 299 votos foram favoráveis à indicação de vice contra 71 pela candidatura própria. Isso significa uma vitória em prol de Fogaça por mais de 80% dos 373 votos.
De acordo com a prefeitura de Porto Alegre, antes de deixar a Secretaria, provavelmente na condição de candidato a vice-prefeito, Fortunati fez um breve balanço sobre sua passagem pelo Planejamento Municipal. Lembrou que assumiu um grande desafio ao receber a responsabilidade de comandar a pasta após a morte do vereador e secretário Isaac Ainhorn.
— Dentre as muitas tarefas que tivemos, destaco a revisão do Plano Diretor da cidade. Desenvolvemos uma ampla discussão do tema, democratizando o acesso ao seu conteúdo e envolvendo a população no debate — enfatizou, afirmando que a proposta que hoje se encontra na câmara para apreciação dos vereadores representa um grande avanço em relação à atual lei.
Além da revisão do Plano, destacou ainda o trabalho de planejamento realizado para áreas como a Lomba do Pinheiro, a Orla do Guaíba, o 4º Distrito e a Zona Sul, além da regulamentação do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV).
— Não posso deixar de falar naquilo que foi a principal marca de nossa gestão: o fortalecimento das instâncias de participação dos cidadãos, como o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental e os Fóruns Regionais de Planejamento — ressaltou.
Ricardo Gothe, que completará 47 anos na próxima sexta-feira, afirmou que dará continuidade a todos os projetos em andamento na secretaria. O Planejamento Municipal passa a contar também, a partir de amanhã, com novo chefe de gabinete: o arquiteto José Mauro Peixoto.
Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.