clicRBS
Nova busca - outros
 

eleições 2008

 

 
19 de junho de 2026
 

| 03/06/2008 | 18h33min

Líderes mundiais discutem fome e comem como deuses

Encontro da FAO para debater a crise dos alimentos teve banquete de pratos e vinhos requintados

Massas com milho cozido, muzzarella e molho branco, macarrão com camarão e rolos de vitela servido na terça-feira em uma conferência das Nações Unidas que visa combater a fome foram um desagradável contraste com as histórias de pessoas que morrem de fome. O cardápio era em francês e a comida estritamente italiana. Os pratos foram servidos no salão do quartel-general da Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas, conhecida por sua sigla em inglês FAO. A comida era acompanhada por um requintado vinho branco de Orvieto, com leve aroma de frutas.

— É algo bem normal — alegou o porta-voz da FAO, Nick Parsons, que acrescentou que a comida era "agradável, leve e nutritiva.''.

Durante décadas, a FAO tem tentado mostrar sobriedade culinária desde 1974, quando convocou uma reunião semelhante, no meio de uma crise de alimentos e petróleo, e banquetes pareciam do tempo do Império Romano.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros de Bangladesh, um país afetado por uma grave fome, falou sobre a situação da população do seu país em uma sala quase vazia. A maioria dos delegados estava, entretanto, comendo canapés em um coquetel em uma sala ao lado.

Alguns analistas disseram que o encontro representava a hipocrisia dos governantes. Mas nem todos criticaram.

— O importante é a formulação de uma política para a agricultura e para oferecer a assistência necessária a fim de garantir que as pessoas que estão sofrendo por causa dos altos custos de alimentos recebam assistência — disse Alexander Woollcombe, porta-voz do grupo britânico de ajuda Oxfam.

 

AP

 

Alessandro di Meo, AP  / 

Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas sediou encontro

Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

Confira no eleicoes2008.com.br outras notícias relacionadas com esta matéria

Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.