clicRBS
Nova busca - outros
 

eleições 2008

 

 
20 de dezembro de 2025
 

| 03/06/2008 | 14h53min

Suspeito de extorsão contra governo teve prisão temporária decretada três dias antes do flagrante

Ivonei Silva, da revista Metrópole, é acusado de pedir dinheiro para não publicar denúncias

O empresário blumenauense Ivonei Raul da Silva, um dos sócios da revista Metrópole,  teve sua prisão temporária decretada na sexta feira, três dias antes do flagrante em Florianópolis que o levou à prisão. Ele é acusado de tentar extorquir o governo do Estado.

De acordo com a polícia, o empresário pedia cerca de R$ 1,5 milhão para que não publicasse um livro com denúncias contra pessoas ligadas ao governo e ao Judiciário catarinense. 

— Ele exigia que houvesse a resposta até sábado à meia-noite por parte do governo do Estado — explicou o delegado Renato Hendges.

Segundo o empresário, o livro foi uma resposta ao suposto calote que ele teria recebido do governo. Ele disse que não praticou a extorsão, e que cobrava apenas por serviços de publicidade.

— Vou provar que não houve extorsão. Houve a busca do direito de cobrar. A empresa faliu e eu fui atrás dos direitos possíveis de cobrança — explicou o ele, que foi preso em flagrante na manhã de segunda-feira, em um hotel da Capital.

O caso corre em segredo de justiça. Esta manhã, Ivonei Silva acompanhou a polícia em uma diligência. Quatro cópias da publicação foram apreendidas pela Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic).

O secretário de Articulação do governo, Ivo Carminatti, reafirmou que não existe qualquer contrato publicitário com a editora.

O delegado responsável pelo caso espera concluir o inquérito em 10 dias.

A Descentralização no Banco dos Réus

Ivonei, que é conhecido como Nei, escreveu o livro A Descentralização no Banco do Réus, em que acusa o governador, secretários de Estado e vários prefeitos de usar dinheiro público para promover ações do governo durante a campanha de 2006.

Para a polícia, o livro é um dossiê contra o governo e, mesmo com a prisão em flagrante, todas as informações, documentos e fotos que recheiam as 355 páginas do livro serão investigados pela polícia e pelo Ministério Público Estadual.

A publicação conta com duas partes e 55 subtítulos. É ilustrada com mais de 60 reproduções de documentos, 25 diálogos reproduzidos e 15 fotos. Em cada subtítulo Silva relata detalhes de supostas negociações para realização de matérias e venda de anúncios da revista, que tem sede em Blumenau.

Revista baseou processo que pediu cassação de LHS

A Metrópole foi pivô do processo que, recentemente, quase provocou a cassação do mandato do governador Luiz Henrique da Silveira por abuso de poder econômico e propaganda irregular.

As matérias, sempre enaltecendo ações do governo e o projeto de Descentralização, foram publicadas nos meses que antecederam a eleição de 2006.

Segundo Silva, as "reportagens" foram pagas com dinheiro público (Estado e prefeituras) ou por empresas indicadas pelo governo, que na época estava proibido de fazer propaganda institucional por conta de uma decisão da Justiça.

 

RBS TV

 

 Hermínio Nunes / 

Governo nega envolvimento com Ivonei da Silva

Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

Confira no eleicoes2008.com.br outras notícias relacionadas com esta matéria

Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.