clicRBS
Nova busca - outros
 

eleições 2008

 

 
19 de dezembro de 2025
 

Eleições 2008 | 31/05/2008 | 10h18min

Cúpula nacional do PT permite coligação com DEM no pleito em Canoas

Decisão contraria diretório gaúcho, que vetara aliança

Atualizada às 10h27min

O diretório nacional do PT liberou coligações com a oposição em 23 municípios gaúchos, incluindo Canoas, onde o DEM se propõe a apoiar o petista Jairo Jorge. A aliança em Canoas tinha sido rejeitada pelo diretório estadual do PT.


Apenas dois municípios ficaram de fora: Ibirubá, onde o candidato a prefeito seria do DEM, e São José dos Ausentes, porque o PSDB teria a cabeça-de-chapa.


Depois de sete horas de reunião, o diretório decidiu que a legenda pode se unir ao DEM, ao PSDB e ao PPS, desde que lidere a chapa. O PT não abre mão da vaga de candidato a prefeito. Esse critério permite coligação na maioria dos municípios gaúchos, onde os candidatos petistas já vinham negociando com as legendas de oposição ao governo Lula. A medida, no entanto, só é válida para cidades com população inferior a 200 mil pessoas. Nos maiores municípios, a situação será analisada caso a caso.


– A eleição não pode ser uma troca de cargos, favores e experiências localizadas – argumentou o deputado estadual Raul Pont.


O principal assunto da reunião foi a aliança do partido com o PSDB em Minas Gerais. Por 79 votos a dois, o diretório decidiu transformar em "recomendação" o veto da executiva ao acordo. Pesou na substituição do termo o apelo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que pediu aos companheiros da maioria do diretório uma fórmula que não constrangesse o prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, articulador da aliança. Na prática, porém, petistas avaliam que as chances de a coligação vingar passam por um gesto do PSB. O candidato socialista, Márcio Lacerda, que seria apoiado por tucanos e petistas, poderia desistir de concorrer e forçar o PT a rever a resolução.

 

ZERO HORA

 

Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

Confira no eleicoes2008.com.br outras notícias relacionadas com esta matéria

Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.