O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira que Belém é a última grande capital que visita para assinar ordens de serviço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) antes do início do período eleitoral.
— A partir de agora, vou esperar passar o processo eleitoral para voltar a visitar, porque quero voltar aos Estados inaugurando escolas técnicas e universidades, estradas e ferrovias — disse Lula, durante discurso na capital paraense.
Mais uma vez, Lula demonstrou preocupação com as manifestações da população presente no evento relacionadas a políticos que serão candidatos nas eleições municipais. Ele disse que manifestações como essas fazem com que, no dia seguinte, as manchetes dos jornais não sejam os programa sociais lançados, mas as vaias para a prefeita e a governadora durante a cerimônia.
O presidente usou como exemplo a convivência entre dois conhecidos grupos de uma festa típica de Parintins, no Amazonas, o Caprichoso
e o Garantido:
— Eles são
adversários o ano inteiro, mas, no dia da apresentação, quando o vermelho está se apresentando, o azul fica duas horas em silêncio e vice-versa. Ali é o espaço da sociedade, não é o espaço de uns poucos.
Durante a cerimônia da qual o presidente participou, foram assinados atos relativos a obras do PAC nas áreas de saneamento e habitação e lançado o Plano de Desenvolvimento Sustentável do Marajó. O plano propõe a implementação de um novo modelo de desenvolvimento global. Também foi assinado um acordo que formaliza a cooperação entre governos federal, estadual e municipal para implementar o programa Territórios da Cidadania.
Em Belém, Lula participou ainda da Reunião do Fórum de Governadores da Amazônia Legal e da instalação do Conselho Deliberativo da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).
Foram assinados também atos com a Secretaria Especial de Direitos Humanos para erradicar o sub-registro civil, pela inclusão de pessoas com
deficiência e para reduzir a violência
contra crianças e adolescentes.
AGÊNCIA BRASIL
Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.