eleições 2008

 

 
31 de outubro de 2024
 

Legislação | 30/05/2008 | 10h15min

UVB se organiza contra PEC aprovada na Câmara

Maior número de vereadores pode inviabilizar câmaras em cidades com baixa receita per capita

Atualizada às 10h20min

A emenda à Constituição que aumenta o número de vereadores no país vai inviabilizar o funcionamento das câmaras municipais em cidades com baixa receita per capita devido à norma que reduz os repasses feitos pelo Executivo para o Legislativo. A avaliação é de entidades representativas como a União dos Vereadores do Brasil (UVB) – que já se organiza para elaborar um manifesto contra a proposta aprovada pela Câmara dos Deputados.


Para entrar em vigor, a emenda precisa ser votada no Senado. O projeto, com texto do deputado federal Vitor Penido (DEM-MG), aumenta em 7.419 o total de parlamentares nas cidades e acaba com os limites de gastos com pessoal – que hoje é de 70% do Orçamento. As entidades, que apoiavam o projeto, não aceitam agora o novo teto para o duodécimo (repasse anual feito pela Prefeitura para a Câmara) estipulado.


Hoje, o limite varia de 5% a 8% da receita líquida municipal. A emenda estipula que esse índice máximo caia, variando de 2% a 4,75%. Segundo o presidente da UVB, Bento Batista da Silva (PTB), em cidades com baixa receita essa redução vai representar um corte de 30% nos orçamentos, o que fará com que as câmaras fechem e só abram nos dias de sessão.


– É um equivoco acreditar que a representatividade está ganhando com esse aumento de vereadores e o corte de despesas. O Legislativo precisa de estrutura para funcionar, não basta ter mais parlamentares – disse.  


O autor do projeto estima que, com a redução, as prefeituras terão uma economia de R$ 1,2 bilhão. De acordo com o presidente da UVB, o efeito imediato do corte nos repasses, no entanto, será a demissão de funcionários técnicos e daqueles que cuidam da parte operacional das câmaras.

 

A NOTÍCIA

 

Comentários

AURO WILSON FAVARO  - 

Denuncie este comentário20/12/2008 02:21

A QUESTÃO DO "AUMENTO" DO NUMERO DE VEREADORES TEM SIDO TRATADA DE MANEIRA PARCIAL POR BOA PARTE DA MIDIA NACIONAL. É UMA PENA VERMOS COMENTÁRIOS AFIADOS DE PESSOAS SEM NENHUM CONHECIMENTO DE CAUSA. A PERGUNTA QUE NÃO CALA É: QUANTO FOI ECONOMIZADO POR TODAS AS CAMARAS DO BRASIL, E, SE AS ESTRUTURAS DESTAS SE TORNARAM MENOS DISPENDIOSAS NESTE PERIODO EM QUE SE REDUZIU O NUMERO DE VEREADORES?. QUANTO?


Edson Savietto  - 

Denuncie este comentário10/06/2008 11:40

depois de tanta luta para aumentar a representativa na casa legislativa para termos mais representatividade, me parece agora que alguns representates estão preocupados em manter regalias gordurosas que muitas câmaras tem

Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

Confira no eleicoes2008.com.br outras notícias relacionadas com esta matéria

Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.