O município gaúcho de Farroupilha já está adiantado no processo de sucessão do prefeito Bolivar Pasqual (PMDB). Resta apenas a homologação dos nomes nas convenções eleitorais, marcadas para 10 e 30 de junho. Apesar de ter turno único, o município contará com pelo menos três candidatos a prefeito.
Do lado do PMDB, o atual secretário de Saúde, Ademir Baretta, terá o desafio de tentar dar continuidade aos projetos do seu partido na prefeitura. A oposição articulava um frentão para derrubar a hegemonia peemedebista, mas acabou dividida em dois blocos.
O ex-prefeito pedetista Paulo Dalsochio vai liderar cabeça-de-chapa, tendo como candidato a vice o vereador petista João Silvestrin. Por enquanto, a coligação reúne PDT, PT, PC do B e PTB. A composição foi confirmada em encontro na última terça-feira. Ex-filiado ao PMDB, o vereador Pedro Pedrozo (PSB) enfrentará Baretta e Dalsochio. O PSB vai para a disputa coligado com o
PPS.
Com exceção do grupo de Dalsochio, as outras duas
chapas ainda não estão completas, dependendo de definições para o cargo de vice. O PMDB quer repetir a dobradinha vitoriosa com o PP de vice, mas a sigla ainda não bateu o martelo sobre quem será o indicado. Entre os cotados, surgem o atual vice de Pasqual, Carlos Paesi, o secretário de Turismo, Silvio Chies, e o presidente da Câmara de Vereadores, Nilton Bozzetti. Para compor chapa com Pedrozo, o PSB ainda definiu possíveis indicações, que podem sair do próprio campo socialista, já que o casamento com o PPS não foi condicionado à ocupação do posto de vice.
Nas instâncias partidárias, os três candidatos a prefeito são confirmados pelos dirigentes, faltando apenas a oficialização nas convenções. As datas ainda não estão marcadas. Os comandos das principais siglas planejam fazer os seus encontros no final do mês de junho.
O PSDB e o DEM estão sendo assediados pela situação. O presidente do PMDB, Vitor Hugo Busetti, reforça que as negociações com
tucanos e democratas estão bem avançadas
e devem se confirmar na próxima semana.
– O (Ademir) Baretta já está confirmado e é nome de consenso. Só falta o PP indicar o vice. Com esse cenário definido, estamos apostando todas as fichas para trazer o PSDB e o DEM para o nosso lado - reforça Busetti.
O PIONEIRO
Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.