O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o chefe de Estado de El Salvador, Elías Antonio Saca, concluíram na quinta-feira a Cúpula América Central-Brasil pedindo à ONU para convocar urgentemente uma assembléia extraordinária para discutir o alto preço do petróleo.
Um "comunicado especial" divulgado por ambos ressalta o "alarme" que compartilham os países da região com as conseqüências econômicas e sociais derivadas dos altos preços do petróleo.
Os governantes identificam um caráter "presumivelmente especulativo" na alta dos preços do petróleo que impacta negativamente nas economias e no desenvolvimento social dos países em desenvolvimento e põe em risco seus avanços no cumprimento dos Objetivos do Milênio identificados da ONU.
Saca chegou a mencionar a oportunidade de criar uma Organização de Países Consumidores de Petróleo, em contraposição à Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep), para que as nações prejudicadas possam
fazer suas queixas, disse.
A
proposta, uma convocação de um período extraordinário de sessões da Assembléia Geral das Nações Unidas, é um dos resultados da reunião dos presidentes do Sistema da Integração Centro-Americana (Sica) e de Lula, que fez a El Salvador uma visita de Estado.
EFE
Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.