Está marcada para esta quinta-feira a nova etapa do projeto piloto de reconhecimento biométrico do eleitor em Santa Catarina. O pré-teste pode ser feito por todos os servidores, terceirizados e estagiários que cadastraram suas fotos e impressão digital no kitBio, entre os dias 13 e 16 deste mês. O pré-teste ocorre em uma seção eleitoral instalada no Ático do prédio do TRE-SC
Você acredita que o processo eleitoral estará mais seguro com a urna biométrica?
Para a experiência, é imprescindível que cada "eleitor" apresente seu título eleitoral ou documento com foto a fim de simular do modo mais fiel possível o funcionamento de uma seção com o sistema de identificação biométrico.
– Nossa preocupação é avaliar como o sistema do TSE funcionará no momento da votação. Por exemplo, se a digital do eleitor que consta em nosso banco de dados será corretamente identificada na hora do voto – explica o técnico de informática Bruno Melo, que coordenou o cadastramento no Tribunal.
Para o secretário de Tecnologia da Informação, Carlos Rogério Camargo, o pré-teste é importante para se ter uma noção prévia de como deve funcionar uma seção eleitoral com a coleta dos dados biométricos dos eleitores. Segundo ele, também ocorrerá em breve um simulado em São João Batista, que irá consolidar o modelo de funcionamento da seção eleitoral. Na ocasião, os eleitores do município votarão em candidatos fictícios.
TRE-SC
Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.