Blumenau - Há uma semana em trâmite, a proposta de reajuste salarial de 28,2% e criação do 13º salário para vereadores será avaliada hoje pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. Dependendo do parecer, poderá seguir direto para votação em plenário.
Se aprovado, será o segundo aumento salarial concedido neste ano aos vereadores. No início de 2008, os parlamentares receberam 5,9%, equivalente ao reajuste dos servidores públicos municipais - por lei, os vereadores ganham o mesmo dissídio concedido anualmente ao funcionalismo. A diferença é que o reajuste de 28,2% proposto pela Mesa Diretora passaria a valer somente em 2009, na próxima legislatura.
Apesar de a proposta ter sido apresentada em regime de urgência, poucos assumem serem favoráveis. Dos 14 vereadores, cinco dizem ser contrários, cinco estão indecisos e quatro favoráveis: João José Marçal, José Luis Gaspar Clerici, Leoberto Cristelli e Marcelo Schrubbe.
Marçal afirma que paga para trabalhar, pois tem muitos gastos.
- Parte do salário vai para o Imposto de Renda, há gastos com transporte, aluguel de sala, R$ 600 de telefone por mês. É só fazer a conta. Se não fosse a aposentadoria da minha mulher, eu estaria passando fome - justifica Marçal.
Apenas Schrubbe assume ser favorável à criação do 13º salário, incluída no projeto. Cinco vereadores são contrários e oito estão indecisos.
Nem a Mesa Diretora, autora do projeto, é unânime. Os tucanos Jens Mantau e Marco Wanrowsky se declaram contrários ao reajuste e ao 13º salário.
JÚLIA BORBA - Jornal de Santa Catarina
Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.